Empresas familiares: 10 passos para garantir a longevidade da sua empresa

 


De acordo com o IBGE, as empresas familiares representam 90% do total de empresas no Brasil e são responsáveis por cerca de 60% dos empregos formais do país

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as empresas familiares representam a maioria dos negócios no Brasil. Mas, apenas 15% dessas empresas conseguem chegar até a quarta geração. Diante deste cenário, como assegurar a longevidade dos negócios familiares? A GoNext, consultoria especializada em Governança e Sucessão em empresas familiares e com mais de 20 anos de mercado, preparou 10 passos para que as famílias empresárias passem pelo processo de sucessão com mais tranquilidade:

  • Fique atento a todas as dimensões que envolve uma empresa familiar. Membros de famílias empresárias precisam administrar quatro dimensões nas relações: a dimensão familiar, a dimensão da gestão, a dimensão societária e a dimensão da governança. É por meio da dimensão da governança que as famílias estabelecem os limites e as regras da gestão empresarial.
  • Capacite as novas gerações - a gestão das gerações é importante para desenvolver e acompanhar o amadurecimento dos Herdeiros e Sucessores que podem ocupar postos de comando no negócio. É muito importante que esse passo esteja alinhado às expectativas dos familiares que vão se envolver diretamente na empresa.
  • Separe a gestão do patrimônio, da empresa e da família.
  • Prepare o sucedido para as novas funções que ele irá assumir. Encontrar o local adequado dentro da estrutura organizacional é fundamental. Tornar-se presidente do Conselho geralmente é a alternativa mais acertada para o sucedido.
  • Faça o Planejamento Estratégico Familiar e o Planejamento Estratégico Empresarial. Esses planejamentos estruturam e organizam os objetivos familiares e empresariais com olhar para o curto, médio e longo prazo.
  • Equilibre as expectativas e papeis e interesses do sucessor e do sucedido. O objetivo é que ao longo do processo a empresa fique mais próxima do sucedido.
  • Administre a liquidez da empresa para fazer frente às expectativas financeiras da família.
  • Crie estruturas de conselhos: o Conselhos de Administração, que trata do escopo da empresa, Conselho de Família que foca nos interesses dos familiares que detêm o controle da empresa, Conselho de Sócios que trata exclusivamente dos assuntos relacionados ao patrimônio da empresa e o Conselho de Herdeiros que tem por objetivo integrar as gerações de futuros sócios.
  • Defina e prepare o sucessor: é essencial que o sucessor esteja preparado para assumir a gestão dos negócios. Portanto, formação e capacitação são imprescindíveis para que o processo de sucessão possa seguir.
  • Saber identificar o fim de um ciclo empresarial e o momento certo de vender a empresa também faz parte de um processo sucessório. Por isso é importante visualizar novos projetos que os familiares gostariam de desenvolver com a venda da empresa.

 

“As empresas familiares precisam equilibrar os interesses da empresa e as expectativas da família. Práticas de governança bem definidas ajudam a preservar a organização e também servem para orientar a família empresária no longo prazo”, afirma Arnaldo Rebello, consultor sênior da GoNext.

Sobre a GoNext

 A GoNext é uma consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares, que atua no mercado há mais de vinte anos, com uma metodologia exclusiva, elaborada a partir da experiência adquirida em mais de 200 projetos atendidos no Brasil e nos EUA.

A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades empresariais e familiares de cada cliente. A GoNext foi fundada pelo empresário Eduardo José Valério, que tem mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. https://gonext.com.br/ 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos