BRB

Venda de orquídeas em supermercados cresce como opção para ornamentação e presente

Mercado de consumo de flores e plantas ornamentais chega a R$ 10 bilhões no Brasil

Das floriculturas especializadas às gôndolas de supermercados, o comércio de flores no Brasil já alcança em torno de R$10 milhões, segundo estimativas da Hórtica Consultoria. No país, o segmento de flores e plantas ornamentais conta com 8 mil produtores, com cultivo de 17,5 mil variedades, sendo 2,5 mil espécies de valor comercial, de acordo com dados do IBGE.

 

Como opção para ornamentar e decorar a casa ou mesmo presentear, entre as que são vendidas em vasos, a orquídea está entre as preferidas dos consumidores. “Temos uma parte dedicada somente à venda de plantas e flores. Temos as de corte como rosas e crisântemos e as com vasos, como a violeta, kalanchoe e, claro, as orquídeas, principalmente a phalaenopsis. Em datas como dia das mães, namorados e finados, o movimento é grande. Agora, no dia a dia, para decorar ou presentear, os clientes buscam muito as orquídeas, com ou sem arranjo”, aponta o gerente Rossano Noleto Costa, da loja do Comper no Gama.



Como opção coringa, seja para homens ou mulheres, a venda de orquídeas impulsionou a importação de mudas para produção em larga escala. As principais espécies são nativas da Holanda, mas cultivadas no Brasil. Exuberantes, elas encantam por sua beleza. A grande vantagem é a durabilidade, já que, com cuidados adequados, elas podem florescer por longos períodos. Mesmo parecendo tão delicadas, resistem ao tempo e tornam qualquer ambiente mais colorido e aconchegante.

 

Outro diferencial é a adaptação a diferentes ambientes. Evitando colocar diretamente ao sol, elas precisam apenas de luz indireta. Para regar, o ideal é não encharcar o substrato, molhando-o quando estiver quase seco, geralmente duas vezes por semana já é o suficiente. Por isso, o ambiente só precisa ter uma umidade moderada. Com dias mais secos, o ideal é borrifar água nas folhas.

 

Para quem quer uma orquídea sempre florida, cuidar da adubação é essencial. “Percebemos que o consumidor não quer apenas comprar a planta ou flor para levar para casa, mas quer cuidar, dedicar seu tempo e passamos a disponibilizar produtos e acessórios de jardinagem, além de terra e adubos específicos para vários tipos de plantas”, diz Rossano. 


 

Tem no Comper - As lojas do Comper no Distrito Federal funcionam de segunda a sábado das 7h às 22h e domingos das 7h às 20h. Em Brasília as unidades do Comper ficam na Asa Sul, Planaltina, Gama, Sobradinho e Águas Claras. O Comper disponibiliza ainda a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site www.comper.com.br.

 

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebrou seus 60 anos de história em 2022. Atualmente, conta com 17 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

 

O Grupo Pereira tem mais de 100 unidades de negócio, incluindo 29 lojas da rede de supermercados Comper, 54 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 16 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), uma agência de viagens e dois postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 900 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

 

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.


Fotos: Divulgação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos