BRB

Pintura na estação 106 Sul celebra o Uruguai


Obra do pintor uruguaio Damian Ibarguren Gauthier é fruto de uma ação realizada pela Embaixada do Uruguai em parceria com o Metrô-DF


Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A estação 106 Sul do Metrô-DF ficou mais colorida com um desenho em uma das paredes do local, feito a pincel pelo pintor uruguaio Damian Ibarguren Gauthier, 53 anos. A pintura retrata cenas cotidianas vivenciadas pelo artista em seu país natal, como uma praia com farol, paisagem de campo e idosos na frente de casa.

A pintura na estação 106 Sul é a única obra de arte, em todas as 27 estações, que está instalada em uma plataforma | Fotos: Divulgação/Metrô-DF
A pintura na estação 106 Sul é a única obra de arte, em todas as 27 estações, que está instalada em uma plataforma | Foto: Divulgação/Metrô-DF

O trabalho foi feito a convite da Embaixada do Uruguai em parceria com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), por meio da Gerência de Projetos Especiais. A obra foi apresentada à população do Distrito Federal oficialmente nesta sexta-feira (24), em uma cerimônia com a presença do embaixador do Uruguai, Guillermo Eduardo Valles Galmes, o secretário de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal (GDF), Paco Britto, o diretor presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral e os diretores de Administração (DAD) e de Operação e Manutenção (DOM), Leyvan Leite Cândido e Márcio Guimarães de Aquino, respectivamente.

Para o secretário Paco Britto, "a embaixada permite aos brasilienses uma verdadeira viagem quando nos transportam para suas culturas. E é exatamente isso que a Embaixada do Uruguai fez hoje com a inauguração desse painel na estação 106 Sul, enriquecendo nossa cidade". "Brasília, que é um museu a céu aberto, está sempre aberta para receber artistas do mundo inteiro e estamos muito honrados com esse presente", completou.

"A ideia foi mostrar coisas que identifico como momentos felizes e lugares queridos", disse o pintor Damian Gauthier - Foto: Divulgação/Metrô-DF

O embaixador do Uruguai, Guillermo Eduardo Valles Galmes, destacou a importância de os povos fazerem conexões, que ressaltem o valor da cultura, de suas histórias, entre os seres humanos. "A arte é uma forma de civilização, de integrar os povos. Essa é a ideia dessa obra apresentada aqui no Metrô-DF", afirma.

"Esse é um presente especial para o Distrito Federal que o povo do Uruguai nos dá. É a única obra de arte, em todas as 27 estações, que está instalada em uma plataforma. Esse presente vai trazer mensagens de paz, fé e esperança para todos os nossos usuários que vão poder vê-la diariamente ao passar pela estação", acredita o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

Mural

Damian Gauthier levou sete horas diárias durante uma semana para concluir o desenho. O pintor, natural de Montevidéu, costuma desenhar murais com personagens e histórias. "Meu objetivo com o desenho foi passar a felicidade das crianças que são levadas pelos pais e vão saudando os vizinhos", informa.

"A ideia foi mostrar coisas que identifico como momentos felizes e lugares queridos. O farol, por exemplo, foi desenhado para trazer a Brasília um pouco do oceano uruguaio e compartilhar com as pessoas que vão passar todos os dias pela estação", afirma o pintor.

De dentro do metrô, passageiros ficavam curiosos enquanto o artista produzia a pintura - Foto: Emerson Tormann / AP
De dentro do metrô, passageiros ficavam curiosos enquanto o artista produzia a pintura - Foto: Emerson Tormann / AP 

De dentro do metrô, passageiros ficavam curiosos enquanto o artista produzia a pintura - Foto: Emerson Tormann / AP

*Com informações do Metrô-DF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos