BRB

Plano diretor terá oficina para produtor rural

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) convida toda a população para debater as questões relacionadas com a produção rural | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) convida toda a população para debater as questões relacionadas com a produção rural | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Evento será em 14 de dezembro, às 19h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF)


Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O produtor rural que quiser contribuir com ideias para o futuro desse segmento no Distrito Federal pode participar da 54ª oficina da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) – lei para orientar o desenvolvimento do DF nos próximos 10 anos. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) convida toda a população para debater as questões relacionadas com a produção rural.

O evento será em 14 de dezembro, às 19h, no auditório da sede da Seduh-DF, localizado no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar.

O coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco, destaca a relevância da discussão sobre quem está no território rural, em que há atividades produtivas, de agricultura e pecuária, em pequena e grande escala.

"Quando falamos dos produtores rurais, esse setor da economia precisa de políticas que orientem como ocupar o território e como vão desenvolver suas atividades", afirma Pacheco. "Uma vez que o Pdot fala da organização do território, ele deve trazer diretrizes para que esses produtores rurais possam fazer suas atividades do modo mais sustentável possível e em alinhamento com o desenvolvimento do território como um todo", ressalta.

Para a produtora rural Marilza Speroto, que vive no Núcleo Rural Lago Oeste, é importante o governo ouvir as demandas daqueles que estão na ponta, trabalhando com a terra e produzindo alimentos, de forma a contribuir com algum auxílio ou informação técnica, a exemplo de órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
Durante a oficina, a população apresentará as demandas e, auxiliada pelos técnicos da Seduh, fará marcações das localizações discutidas em um mapa exposto na sala do evento

"No Lago Oeste, por exemplo, há um corredor ecológico e os novos moradores precisam aprender a usar a terra de forma responsável, não impermeabilizar o solo, não usar veneno. Precisamos da ajuda do governo com insumos e que informe o que pode ou não plantar na região, além de incentivar a produção de agroflorestas", comentou Marilza Speroto.

Durante a oficina, a população apresentará as demandas e, auxiliada pelos técnicos da Seduh, fará marcações das localizações discutidas em um mapa exposto na sala do evento. Para quem não puder comparecer pessoalmente, a oficina também será transmitida pelo canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Todas as pessoas interessadas em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, independentemente da faixa etária e gênero, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas e segmentos. Basta comparecer nas datas e horários marcados.

Este ano, estão previstas 55 oficinas participativas com a população do DF. Enquanto 19 desses eventos públicos são voltados para segmentos da sociedade, os outros 36 são sobre as regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.

A Seduh-DF também tem recebido as contribuições da população para a revisão do Pdot por meio de um formulário virtual de participação individual, disponível neste link.

Serviço

→ Produtores rurais
Data: 14 de dezembro (quinta-feira)
Horário: às 19h
Local: Sede da Seduh, no Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar
Acesso virtual: pelo YouTube no canal Conexão Seduh-DF

→ Próxima oficina
16 de dezembro, às 9h, para a Região Administrativa do Plano Piloto.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos