Detran-DF divulga balanço da Operação Boas Festas


Durante os 40 dias de operação, 437 condutores foram flagrados dirigindo alcoolizados


(Brasília, 9/1/2024) – De acordo com os dados apurados durante a Operação Boas Festas, realizada entre os dias 30 de novembro de 2023 e a madrugada do dia 8 de janeiro deste ano, o Departamento Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) autuou 437 condutores que dirigiam após o consumo de bebidas alcoólicas ou que se se recusaram a realizar o teste do etilômetro. Destes, nove foram presos por apresentarem índices criminais nos testes. 


Durante os 40 dias de operação, os agentes de trânsito realizaram 2.985 abordagens e 2.520 testes de alcoolemia, flagrando ainda 141 condutores inabilitados e 130 com a CNH vencida há mais de 30 dias. Além disso, as equipes de Policiamento e Fiscalização de Trânsito também autuaram 282 motociclistas por conduzirem motocicletas com escapamentos irregulares.


O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias Silva, destaca o empenho da equipe na realização das operações: “Mesmo com vários eventos no mês de dezembro, os agentes de trânsito se empenharam na realização das operações, trazendo mais segurança aos usuários das vias públicas do Distrito Federal e promovendo a segurança viária”.  


Ao todo foram realizadas mais de 1.250 operações do tipo Blitz e patrulhamentos com abordagem e pontos de demonstração com a finalidade de abordar e fiscalizar condutores dirigindo sob efeito de álcool no período de festas e confraternizações. As ações foram realizadas, principalmente, nas regiões da Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Gama, Lago Sul, Paranoá, Recanto das Emas, São Sebastião, Taguatinga e Vila Planalto. A prioridade foi abordar quem estivesse transitando próximo a quadras comerciais, bares, restaurantes, setores de clubes, eventos e shows.  

Destaque

Na noite desta sexta-feira (5), por volta das 23h, uma equipe de policiamento e fiscalização de trânsito do Detran/DF que se encontrava nas proximidades do túnel Rei Pelé, avistou um veículo Fiat/Doblo transitando em zigue-zague. O veículo seguia pela Elmo Serejo, no sentido Ceilândia. 

Ao avistar a situação, os agentes de trânsito acompanharam o veículo, solicitando que o condutor parasse o veículo para abordagem. Nesse momento, o motorista desobedeceu a ordem dos agentes e se evadiu, seguindo no sentido Ceilândia e, posteriormente, Condomínio Pôr do Sol. 

Durante todo o período, as equipes acompanharam o veículo que realizou uma série de manobras perigosas, transitando sobre calçadas, na contramão de direção e ameaçando constantemente pedestres e outros usuários.

A Polícia Militar foi acionada em apoio e, no momento que o veículo parou já no Condomínio Pôr do Sol, foi abordado e encaminhado à 15ª DP, sendo autuado por direção perigosa, recusa na realização do teste do etilômetro.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem