Webinar da Unimed Federação Centro Brasileira aborda a relação entre inteligência artificial e privacidade

 


Antecipando a comemoração do Dia Internacional da Proteção de Dados, celebrado em 28 de janeiro, a Unimed Federação Centro Brasileira promoveu na última quinta-feira, 25, o webinar  “IA e Privacidade – Navegando pelo Universo da Inovação Responsável”.

 

Luiz Alberto Júnior, analista de DPO e Compliance Sênior; Bruna Nogueira, analista de Privacidade de Dados; e Arthur Rezende, analista de Inovação e Inteligência de Mercado da Federação, foram os responsáveis por falar sobre esse assunto extremamente atual e de grande relevância.

 

Durante cerca de uma hora e meia, eles abordaram diversos aspectos sobre o tema e esclareceram dúvidas do público formado por colaboradores da Federação, de Unimeds federadas e de outras Singulares do Sistema Unimed.

 

Arthur Rezende falou sobre um dos principais temas do momento quando se trata de tecnologia e informação: a inteligência artificial.  Ele abordou a origem e definição da IA, sua classificação, aplicações atuais, riscos, desafios e perspectivas. Um dos desafios, segundo ele, está em coordenar o uso da inteligência artificial e a garantia da privacidade de dados.

 

Outro desafio apontado por Arthur Rezende foi o chamado “black box problem”, cuja superação exige que as empresas demonstrem ao público de forma transparente como tomam decisões e chegam a conclusões a partir do uso da IA.

 

Bruna Nogueira levantou pontos de convergência e divergências entre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o Projeto de Lei 2338/2023, que dispõe sobre o uso da inteligência artificial no Brasil, e apresentou alternativas para garantir a inovação sustentável.

 

Em vigor desde 2020, a LGPD e seus impactos no dia a dia das empresas e dos cidadãos foram abordados por Luiz Alberto Júnior. Ele apresentou uma linha do tempo da lei no País e destacou a importância da ética na aplicação da inteligência artificial, o que não vem ocorrendo em todos os usos da ferramenta, conforme demonstram os golpes relatados em matérias exibidas pelo palestrante.

 

A privacidade de dados, a aplicação da LGPD e o uso da IA têm sido abordados em diversos encontros promovidos pela Federação e, certamente, voltarão a ser enfocados em novos eventos. Fiquem atentos à programação e acompanhem!

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem