36ª Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica abordou novidades em cirurgias de mama

 


 

Cirurgiões plásticos puderam conhecer novidades em técnicas e equipamentos para procedimentos mamários, que estão entre os mais solicitados nos consultórios

 

 

Entre os dias 21 e 23 de março, Goiânia recebeu médicos cirurgiões plásticos de todo o Brasil e do exterior para a 36ª Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO), no centro de convenções do Hotel Transamérica.

 

 

Com cerca de 300 inscritos, o evento teve como foco as cirurgias de mama, com debates, workshops e mesas-redondas sobre temas variados, como “Mamoplastia de Recuperação Rápida: realidade científica ou produto de marketing?”, “Sutiã interno: uma nova nomenclatura para uma técnica clássica e já consolidada?”, “Doenças e Complicações Relacionadas à Plástica Mamária”, “Como Conseguir Resultados Melhores em Mamas Pós-Bariátrica” e “A Nova Publicidade Médica”.

 

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os recentes lançamentos em equipamentos e insumos com a feira de marcas expositoras no mesmo local.

 

 

Cada detalhe da Jornada foi pensado de forma a torná-la “dinâmica, didática e inovadora”, como mencionou o presidente da SBCP, Volney Pitombo, durante a cerimônia de abertura. “Que [o evento] seja um marco e uma inspiração para todos nós continuarmos atuando com excelência e ética nesta nobre especialidade”, desejou.

 

 

Ele também apresentou as ações recentes da nova diretoria da SBCP, especialmente no combate à invasão da área da cirurgia plástica por outros profissionais que anunciam e realizam procedimentos que deveriam ser exclusivos dos cirurgiões plásticos.

 

 

Uma das estratégias para esse combate é promover uma maior inserção dos especialistas na mídia. “Somos sensíveis à invasão da especialidade e uma das nossas ações de combate a essas invasões é dar mais visibilidade aos membros da Sociedade, informando a população quem é está realmente qualificado para a realização de cirurgias”, especificou Pitombo.

 

 

Além disso, também foi criado um departamento de gestão de crises para orientar os médicos em casos de complicações, tanto na parte jurídica, quanto nas maneiras de lidar com mídia e até com cuidados psicológicos.

 

 

O presidente da SBCP-GO, Fabiano Calixto Fortes de Arruda, também ressaltou a importância da especialidade de cirurgia plástica e da Sociedade ser mais vista e lembrada pelos pacientes, sendo a Jornada uma forma de aprimorar essas metas. “Participamos deste evento com grande alegria, após uma árdua preparação. Isso mostra que, quando todos nós evoluímos e crescemos, desempenhamos um trabalho melhor”.

 

 

Planos para os próximos encontros

 

 

Ainda durante a cerimônia de abertura, em uma mensagem transmitida por vídeo, o diretor geral do Departamento de Eventos Científicos (DEC) da SBCP, Carlos Eduardo Guimarães, apresentou a missão do grupo de analisar as descobertas da especialidade e verificar a segurança delas.

 

 

“Cabe ao DEC conhecer as novidades, discuti-las cientificamente e criar diretrizes livres de interesse. Assim, nos comprometemos com a população e passamos a ter uma função social”, esclareceu.

 

 

Em meio a isso também está o objetivo de conquistar os cirurgiões plásticos mais jovens para se engajarem nas atividades da SBCP. “A juventude bem informada, com sólido respaldo científico, ético e moral, precisa ter chances de ocupar os nossos ambientes científicos. Com frescor científico, alcançaremos a longevidade institucional”.

 

 

O secretário do DEC, Nelson de Moraes, complementou a apresentação com os eventos que já estão no calendário, como a 39ª Jornada Sul Brasileira, em abril, sobre contorno corporal; a 40ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, em maio; e a 37ª Jornada Norte Nordeste, em agosto, com abordagens de face e nariz.

 

 

Homenagens

 

 

A abertura da 36ª Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica contou ainda com um momento de homenagens aos cirurgiões plásticos que tanto contribuíram e continuam engrandecendo a especialidade no Brasil.

 

 

Dois ex-presidentes da SBCP-GO foram celebrados: Paulo Diniz Júnior e Roberto Kaluf. Além deles, as homenagens foram concedidas a José Carlos Daher, fundador do Hospital Daher (DF), e a Fernando de Arruda, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Mato Grosso.

 

Também nomeado como presidente de honra do evento, Paulo Diniz expressou alegria pelo reconhecimento. “Já dediquei muito do meu tempo à Sociedade. Fui secretário, presidente, membro de comissões e recebo essa homenagem com muito bom grado. Porém, não estou encerrando a minha carreira, pois ainda quero contribuir ainda mais”.

 

 

Palavra dos participantes

 

 

A oportunidade de se atualizar nas novidades que envolvem as cirurgias de mama, conversar com os colegas e aprofundar os conhecimentos foram alguns dos pontos mais comentados pelos participantes a respeito da 36ª Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica. Confira:

 

 

 

“O evento foi muito bom, com aulas interessantes, calorosas e enriquecedoras. Estamos aprendendo bastante sobre os temas essenciais da mama, mas o que eu mais gosto de escutar é em relação às novidades e tecnologias referentes às cirurgias da mama, como short scar (cicatriz reduzida) e alça muscular”.

 

 

Pedro Lopes Gomes

Maceió (AL)

 

 

 

“A Jornada foi extremamente trabalhada, com palestrantes escolhidos a dedo e, o mais importante de tudo, é ver a participação dos colegas. A gente vê o auditório cheio, os temas atualizados e existe a abertura de todos poderem dar sua opinião, dizer como fazer algo e o outro debater. Está muito interativo e legal. O foco (do evento) é a mama e essa cirurgia é o forte no consultório de todo cirurgião plástico. Então, a Jornada irá fazer muita diferença”.

 

 

Marcos Menegazzo

Santos (SP)

 

 

 

“O evento trouxe expoentes nacionais, com subtemas muito atuais e debates importantes, especialmente para o público jovem da cirurgia plástica, que está vivendo este momento de transição, com tantas técnicas novas. Está acrescentando muito conhecimento, porque as cirurgias de mama são procedimentos com que temos um carinho especial e praticamos muito no dia a dia”.

 

 

Joaozinei Francisco da Rocha

Goiânia (GO)

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos