BRB

Caminhada da Água movimenta o feriado no Parque da Cidade



Neste sábado, 30/3, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) reuniu cerca de 1500 pessoas no Parque da Cidade para a realização da Caminhada da Água. O evento marcou o encerramento das celebrações oficiais em alusão ao Dia Mundial da Água na capital.

O público chegou cedo no local para garantir a camiseta comemorativa e participar das diversas atividades previstas. Daniela Nogueira foi uma dessas pessoas. "Saí de Sobradinho antes das 8h para conseguir a camisa e não perder o aquecimento, a aula de zumba e a caminhada. Considero esse evento muito importante, é o mês onde todo mundo fala sobre a preservação da água e essa iniciativa da Adasa tem esse propósito", destacou a participante.   

A largada do percurso de 4 quilômetros atraiu um público diverso, incluindo crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, todos unidos pelo compromisso com a conscientização acerca do uso responsável da água, da saúde e do bem estar. 

O Grupo Feminino de Corrida do Parque Bosque do Sudoeste era um dos mais animados. "Viemos em vinte mulheres. Essa dobradinha - esporte e conscientização ambiental - é muito importante, além dos benefícios que a atividade proporciona, tem o lado social. Nosso grupo procura fazer atividades voltadas para consciência ambiental, somos bem engajadas e ativas" , explicou Maria Rita Batista. 

Para o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, a socialização promovida por meio da Caminhada da Água propicia a ampliação da mensagem de conservação e responsabilidade com os recursos hídricos que a Agência busca transmitir desde a primeira edição do evento, em 2010. "Aproveitamos o sentimento que o povo de Brasília tem pelo esporte para mobilizar um grande número de pessoas e solidificar a conscientização pelo uso racional da água. Queremos que o público reflita, troque informações e traga para si a responsabilidade individual no cuidado desse recurso vital. Acredito que essa interação pode gerar um impacto positivo e incentivar mudanças de hábitos cotidianos", ressaltou Ribeiro.   

A consolidação do evento, que faz parte do calendário oficial do Dia Mundial da Água, foi destacada na fala do diretor da Adasa Vinícius Benevides " Há quatorze anos promovemos um evento que une diferentes órgãos e cidadãos em torno da água. A Caminhada é um espaço democrático, não tem ideologia ou partido, onde todos concordam que devemos cuidar desse recurso essencial que aqui no DF é um pouco raro, devido a relação entre o número de habitantes e a quantidade de água disponível", pontuou. 

O administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno, falou sobre a realização do evento.  "É muito importante que o parque continue sendo palco da caminhada. Temos uma parceria de muitos anos com a Adasa e com a Caesb, mas precisamos continuar conscientizando as pessoas que frequentam esse local. É preciso lembrá-las que é preciso não só cuidar do nosso corpo, tomar muito líquido, mas ao mesmo tempo preservar as nossas fontes". 

O diretor de Regulação e Meio Ambiente da Caesb, Haroldo Toti, ficou impressionado com o envolvimento do público no evento. Segundo ele, "a iniciativa desperta na população a importância do meio ambiente e da água".  Toti representou o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, que não pode estar presente no evento, mas que enviou mensagem falando sobre o compromisso da concessionária com a educação ambiental e exaltou a parceria entre órgãos do Governo do Distrito Federal. "Essa é uma ação de vários órgãos que se uniram para conscientizar a população sobre o papel que cada um exerce para a preservação da água. Juntos, fazemos a diferença!", afirmou.    

Após caminhada, muitos participantes seguiram para as aulas de fit dance e zumba, lideradas pelo professor Alessandro Cardoso. Paralelamente, o público infantil teve a oportunidade de interagir com as mascotes da Adasa, da Caesb e do SLU - Gotita, Cristal, Garizito, Juju e Lixeirita tiraram muitas fotos, dançaram e se divertiram com a criançada e seus familiares.      

A programação infantil foi enriquecida com atrações lúdicas e educativas. A Adasa promoveu a conscientização sobre a limpeza dos corpos hídricos e a separação de resíduos através de uma pescaria ambientalmente correta, passatempos educativos e histórias narradas pelo contador de histórias e regulador da Agência, Miguel Sartori. O SLU contribuiu com uma performance teatral sobre a importância do descarte adequado do lixo, enquanto  a Caesb apresentou jogos de tabuleiro e uma mini estação de tratamento de água com o objetivo de informar e entreter os pequenos usuários do DF.

O evento contou ainda com a presença do 45º Grupamento Bombeiro Militar do Sudoeste, que expôs uma viatura de salvamento, e com a entrega de artigos esportivos doados pela Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal para projetos esportivos comunitários que participaram da ação.

A Caminhada da Água foi realizada com o apoio de várias instituições, incluindo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF), o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Brasília Ambiental), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e a Administração do Plano Piloto.

Além das autoridades citadas, também compareceram no evento os diretores da Caesb Sérgio Lemos, da área Financeiro Comercial, André Carrara, de Suporte ao Negócio, Eduardo Roriz, diretor Jurídico, e o diretor da ANA, Felipe de Mello Cunha.






















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos