BRB

Como garantir controle preciso do fluxo de líquidos e gases na produção de hidrogênio verde

 



 As válvulas surgem como dispositivos essenciais dentro de todo o processo, para garantir segurança e eficiência

O hidrogênio verde (H₂V) é aquele obtido por meio de fontes de energia renováveis – principalmente energia solar e eólica – a partir da eletrólise da água, com baixa ou nula intensidade de carbono. O Brasil tem grande vantagem na largada da corrida pelo H₂V, pois possui 90% de sua matriz energética renovável, uma das maiores do mundo. Isso é um grande diferencial e uma das razões pelas quais o Brasil já tem mais de 50 Memorandos de Entendimento assinados, sendo 35 deles no Nordeste, região com maior geração de energia limpa.

Quando se fala em produção de hidrogênio verde, as válvulas desempenham papel essencial, porque podem ser utilizadas em diferentes etapas do processo de produção, garantindo um controle preciso do fluxo de líquidos e gases, o que é essencial para a eficiência da produção de hidrogênio.

Segundo Everton Santos, vendedor externo da Gemü, indústria alemã de válvulas com uma unidade no Paraná, equipamentos de qualidade podem otimizar o processo de produção de hidrogênio verde, tornando-o mais eficiente e confiável. Elas são responsáveis por controlar o fluxo de fluidos, incluindo hidrogênio, e garantir que os processos ocorram de maneira segura e eficiente. As válvulas também ajudam a prevenir vazamentos, controlar a pressão e regular o fluxo, contribuindo assim para a segurança geral das instalações.

 “É fundamental garantir a integridade do sistema, evitando vazamento de hidrogênio, que é altamente inflamável, outro desafio importante é selecionar válvulas que possam lidar com as demandas específicas do processo de produção de hidrogênio verde, como o controle preciso do fluxo e a capacidade de operar de forma consistente em longos períodos”, afirma o especialista.

Conforme o profissional, devido à natureza do hidrogênio, que pode causar fragilização em certos materiais, é essencial escolher válvulas feitas de materiais adequados que sejam resistentes à corrosão pelo hidrogênio. Ele explica que materiais como aço inoxidável e ligas especiais são frequentemente utilizados para garantir a integridade das válvulas em ambientes de produção de hidrogênio verde.

Além disso, a resistência à corrosão é fundamental devido à presença de umidade que pode estar presente no processo. “Válvulas resistentes à corrosão garantem a operação segura e eficiente das instalações, reduzindo o risco de falhas e vazamentos”, afirma Santos.

Segundo Everton, o mercado de hidrogênio continua em crescimento, mas empresas como a de válvulas e outros componentes estão se preparando para atender à demanda da indústria. “Esse mercado é importante não apenas por seu potencial econômico, mas também por sua relevância no contexto da transição global para fontes de energia mais limpas e renováveis”, finaliza o profissional.

 

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.

Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França e EUA. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos