INCA alerta: mais de 17 mil novos casos de câncer de colo de útero devem ser registrados este ano



 Preocupados com a alta incidência da doença na região Norte, Hapvida NotreDame Intermédica realiza estudo sobre o tema no Amazonas


O câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres no Brasil, atrás apenas dos tumores de mama e colorretal, e é a quarta causa de morte entre o público feminino. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 17.010 novos casos no país apenas neste ano. A alta incidência da doença, sobretudo na região do Amazonas, levou os médicos do Instituto Internacional de Pesquisa e Educação da Hapvida NotreDame Intermédica (IPE) a iniciarem um estudo sobre o chamado câncer cervical, apresentado no mês em que o movimento Março Lilás traz à pauta a conscientização sobre o câncer de colo de útero e sua prevenção.


“A prevalência do vírus HPV de alto risco para câncer no Amazonas é maior que 30%. O estado também é um dos que a Hapvida NDI têm o maior índice de câncer de colo uterino mas, neste caso, a alta incidência na nossa rede própria se justifica porque realizamos mais exames diagnósticos que a média nacional, numa população com as maiores taxas da doença. Consequentemente, podemos identificá-la de forma precoce, o que impacta na sobrevida das mulheres”, afirma o gerente médico nacional de pesquisa da Hapvida NotreDame Intermédica, Rodrigo Sardenberg.

Segundo o especialista, a taxa de óbitos no Brasil pela doença é de 12,9%, enquanto na Hapvida NotreDame Intermédica é de 6%. Os números da doença são preocupantes, por isso o Ministério da Saúde lançou a campanha Março Lilás, para conscientizar a população sobre prevenção e enfrentamento ao câncer de colo do útero. 


Em 2022, foram registrados 6.983 óbitos por câncer cervical no Brasil. No mundo, uma mulher morre a cada dois minutos em decorrência da doença. A meta da World Health Organization é atingir, em 2030, a taxa anual de incidência menor que quatro casos a cada 100 mil mulheres.

De acordo com Sardenberg, a mortalidade por câncer cervical na região Norte do Brasil é o dobro da média nacional. São 9,07 óbitos a cada 100 mil mulheres contra 4,51 no país. 


“O câncer de colo de útero é o que mais mata no Norte, com 940 óbitos em 2022, a frente até do câncer de mama. Apesar da alta incidência, é o câncer com maior potencial de prevenção, daí a importância da aplicação da vacina na população menor de 15 anos e do tratamento das lesões pré-cancerígenas”, explica.

A recomendação é que mulheres realizem periodicamente o exame preventivo, o Papanicolau, para detecção precoce da doença. 


Prevenção

O câncer do colo do útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital, na maioria das vezes, não causa doença. A transmissão é por meio de relações sexuais e pode causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.


A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos nas Unidades de Saúde da Família. A imunização pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. O uso de preservativo também reduz o risco de contágio pelo vírus.


Segundo Sardenberg, o número de exames na rede própria da companhia fortalece ainda mais a cultura da prevenção. “Realizamos, no AM, uma alta taxa de Papanicolau. Falamos de 38% da população Hapvida NDI. Este número nos permite afirmar que somos uma empresa que preza pela excelência no atendimento de ponta a ponta. Nosso cuidado vai da promoção da saúde à prevenção, da consulta ao exame, do diagnóstico ao tratamento”, destaca.

Paulo Melo

Sinceramente, não sei lá bem quem sou! Um fogo-fátuo, uma miragem... Sou um reflexo...um canto de paisagem. Ou apenas cenário! Um vaivém. Com sorte: hoje aqui, depois além! Sou a roupagem de um doido que partiu numa romagem e nunca mais voltou! Às vezes acho que sou um verme que um dia quis ser astro... Uma estátua truncada de alabastro... Uma chaga sangrenta do Senhor... Sei lá quem sou! Só sei que estou cumprindo os fados num mundo de maldades e pecados. Sou mais um mau, sou apenas mais um pecador... Mas não sei que sempre precisei de um pouco de atenção. Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto!!! Vivo a minha maneira! Ao invés de procurar respostas, ocupo meu tempo fazendo o que tenho vontade e vivendo a vida com o há de melhor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos