Confira os concorrentes à categoria de Melhor Filme Internacional
Zona de Interesse
Como grande favorito ao prêmio, o inglês Zona de Interesse concorre em ambas as categorias de melhor filme e melhor filme internacional.
Dirigido por Jonathan Glazer (Sexy Beast), Zona de Interesse acompanha uma família do alto escalão do exército nazista enquanto tentam criar sua família ao lado do campo de concentração de Auschwitz
Com destaque na direção e fotografia o longa traz uma perspectiva diferente do holocausto e uma técnica de filmegem diferente e inteligente.
Confira o trailer:
A Sociedade da Neve
Já familiarizado com o tema de desastres em seus filmes, vide o premiado O Impossível (2012), o diretor Juan Antonio Bayona retorna com o intimista A Sociedade da Neve. O filme espanhol está concorrendo ao Oscar na categoria “Melhor filme internacional”.
O longa é baseado em uma angustiante história real e acompanha os sobreviventes da queda do voo 571 nos Andes sob a perspectiva do jovem Numa Turcatti, interpretado por Enzo Vogrincic. Entre os passageiros do avião, estava o time uruguaio de rugby “Old Christians Club”, no qual Numa fazia parte, e os amigos e familiares dos jogadores.
Confira o trailer:
Perfect Days
Dirigida pelo alemão Wim Wenders e estrelada pelo ator japonês Koji Yakusho, a obra recebeu indicações para melhor filme internacional no Critics Choice Awards e no Oscar 2024.
Além das nomeações já citadas, Yakusho foi o vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 2023, sendo esta a principal vitória da produção nipo-germânica até o momento.
O drama retrata a história de Hirayama (Yakusho), um senhor que trabalha como auxiliar de limpeza, cuidando dos banheiros públicos de Tóquio. Ao longo da trama, somos apresentados à sua rotina e aos seus hobbies.
Hirayama encontra a felicidade em ouvir fitas cassete enquanto dirige, tirar fotos da natureza nos momentos de descanso do trabalho e ler livros antes de dormir, hábitos esses que mantém todos os dias.
Confira o trailer:
Io Capitano
“Lo Capitano” (“Eu, Capitão”) está entre os cinco finalistas do Oscar de melhor filme internacional em 2024, o filme acompanha a história da vasta jornada de um adolescente senegalês, de Dakar a Trípoli, até o sobrecarregado barco de imigrantes com ricos detalhes e até mesmo, agonizantes.
Do diretor italiano Matteo Garrone, o filme conta com o ator estreante Seydou Sarr e já é ganhador de outras premiações. Com Leão de Prata no Festival de Veneza como Melhor Realização e o Prémio Marcello Mastroianni para Melhor Jovem Ator pelo protagonista. Confira o que escrevemos antes da estreia.
Confira o trailer abaixo.
Trailer com legendas em português
Em detalhes
O filme ganha ainda mais destaque ao serem vistos os índices de aprovação do público e sua receptividade. No índice do Rotten Tomatoes, site com as principais críticas de filmes e séries de TV, famoso na internet pelo seu modelo de classificação, houve uma aceitação de 96% e com isso ganhando o selo de ‘tomate fresco’.
Selo este o maior da categoria, destinado apenas aos filmes que receberam notas superiores a 60%. Ao contrário do selo de ‘tomate podre’ destinado
The Teacher’s Lounge
Concorrendo apenas ao Oscar de Melhor filme estrangeiro, “The Teacher ‘s Lounge” acompanha Carla Nowak, uma professora de esportes e matemática que se destaca pelo seu perfil idealista dentro do sistema educacional.
Em seu novo trabalho no ensino médio, um de seus alunos é suspeito de realizar roubos, e agora Carla decide entrar fundo na questão.
O longa é protagonizado por Leonie Benesch e dirigido por Ilker Çatak.
Confira o trailer:
Com textos de Caio Aquino, Juan Araújo, Arthur Lima, Ana Beatriz Cabral Cavalcante e Milena Dias
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira