Do aroma ao sabor: café é a bebida mais popular entre os brasileiros



O Dia Mundial do Café, 14 de abril, confirma a preferência dos consumidores pela bebida que é tradição


É difícil encontrar quem resista ao cheiro do café fresquinho que acabou de sair. O cafezinho é preferência nacional. Segundo estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese, o brasileiro consome de 3 a 4 xícaras de café por dia, o que equivale a aproximadamente 5,8 kg ao ano. A estimativa é de que este consumo cresça mais, não somente no Brasil, mas no mundo.

O café é parte da cultura nacional há mais de 200 anos e o Brasil é o maior produtor e exportador do grão no mundo. Ao longo da história, os diferentes tipos da bebida foram ganhando espaço e transformando o café em uma experiência sensorial que nos leva em uma jornada de aromas, sabores e texturas.

A bebida é tão significativa que tem até dia exclusivo: 14 de abril. Para os apaixonados por uma xícara de café, é possível variar entre os diversos tipos presentes no mercado brasileiro.

As opções gourmets, por exemplo, são consideradas uma mistura pura, pois não apresentam defeitos. Seu sabor e aroma ficam mais suaves por causa da seleção dos grãos e da torra controlada. Mas, acima delas, ainda está o café especial. Eles são avaliados com notas acima de 80 pontos pela SCA (Specialty Coffee Association) que considera fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, amargor, acidez, corpo e sabor residual (retrogosto), além de harmonia.

Já para quem não abre mão do café preto, os tipos tradicional e extra forte são os mais encontrados nas mesas dos brasileiros. Os dois diferem entre si pela torra e a moagem. No caso do tradicional, a torra do café não é tão carbonizada como o extraforte, nem a moagem é tão fina.

Independente do escolhido, ficar longe de um bom e velho cafezinho é quase impossível. Toda essa diversidade de café está presente nas prateleiras do Supermercados Comper. Desde as cápsulas de café, passando pelo pó tradicional e chegando ao cappuccino solúvel, a variedade e o preço baixo estão garantidas para os clientes. No Comper Sobradinho (DF) uma cafeteria aconchegante está na entrada da loja para receber aqueles que antes ou após as compras desejarem fazer uma pausa para o café. Há sempre uma experiência de café esperando para ser descoberta, ainda mais para celebrar o Dia Mundial do Café.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos