Financiamentos de veículos cresce 28,8% em 2024

 

O mercado de financiamento de veículos no Brasil está em ascensão em 2024, registrando um aumento significativo entre veículos novos e usados. De acordo com dados divulgados pela B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), apenas nos dois primeiros meses deste ano, mais de um milhão de veículos foram financiados em todo o país, registrando um crescimento de 28,8% em relação ao mesmo período de 2023. Os números superam um novo recorde de desempenho, observado pela última vez em 2012.

O mês de fevereiro foi destaque, com um total de 525 mil unidades de veículos novos e usados financiados, refletindo um aumento de 30,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, os números gerais de emplacamentos de automóveis e comerciais leves somente no mês também impressionam: foram emplacadas 154.388 unidades. 

Essa tendência de crescimento no financiamento de veículos pode ser atribuída a diversos fatores. "As taxas de financiamento, que baixaram com a redução da taxa básica de juros, facilitam ainda mais a compra desses carros. Foi um fator determinante para esse aumento", ressalta João Paulo Matos, empresário e sócio da Brazilian Car.


As facilidades oferecidas pelas instituições financeiras, programas governamentais e incentivos fiscais específicos ajudaram nesse crescimento expressivo, especialmente após a sanção do Marco Legal das Garantias (Lei 14.711/2023). A presença de condições mais favoráveis faz com que o financiamento seja uma opção viável e financeiramente vantajosa. “Ofertas personalizadas, prazos flexíveis e processos simplificados tornam o financiamento mais acessível e conveniente, atraindo uma parcela maior de consumidores interessados em adquirir veículos”, afirma João Paulo. A retração da Selic, taxa básica de juros, diminuiu também o custo de financiamentos de carros. 


A expectativa é que o mercado continue aquecido. Os setores esperam o aumento de 12% na comercialização de automóveis para o ano de 2024. Esse crescimento promissor alimenta a expectativa de um cenário positivo e dinâmico para a indústria automotiva nos próximos meses do ano.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos