Nutricionista do Comper dá dicas para conservar frutas, legumes e verduras

Limpeza e armazenamento correto dos alimentos garantem mais economia e menos desperdício

Planejar as compras da semana pode parecer tarefa simples, mas nem sempre garante a economia esperada. Famílias numerosas ou até mesmo com um único morador, apresentam ainda mais dificuldade na hora de acertar a quantidade exata de alimentos, principalmente quando se trata de frutas, verduras e legumes. Como resultado, acontece o desperdício. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 17% dos alimentos produzidos no mundo vão para o lixo. São 931 milhões de toneladas de comida desperdiçada anualmente. Para cada pessoa, o número é de 121 quilos por ano.

 

Uma estratégia que ajuda a evitar o problema é a limpeza e o armazenamento correto dos alimentos. A dica é da Rosana Matias, nutricionista do Supermercado Comper. “Para mantermos o tempo de utilização das verduras, frutas e legumes é fundamental armazená-los de forma correta, sem perder sabor, aroma ou valor nutricional. Antes de qualquer forma de utilização reforço a importância ímpar de fazer uma boa sanitização dos mesmos antes do consumo”, explica Rosana.


Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP), apontou que 54,8% dos participantes higienizam as frutas de maneira incorreta e 45,2% cometem erros para limpar as verduras. Devido ao aumento do uso de agrotóxicos e pesticidas nos alimentos ou até mesmo em função da grande disseminação de vírus e bactérias, principalmente depois da pandemia da Covid-19, a atenção para a limpeza é essencial para a saúde de toda a família. A nutricionista explica que produtos com embalagens que suportam a água podem ser lavados com vinagre, bicarbonato de sódio ou água sanitária. Lavar as frutas e os legumes com casca também faz muita diferença.

 

Depois de limpo, é hora de guardar os alimentos. A dúvida é sempre o que vai dentro e fora da geladeira e como isso pode ajudar na conservação de cada produto. A nutricionista Rosana enumera o que pode ser guardado na geladeira: abacaxi, morango, uva, melancia, quiabo, maxixe, pimentão, tomate, alface, acelga, mostarda, rúcula, hortelã, brócolis e couve-flor. Os que ficam fora são: maçã, banana, damasco, batata, cebola e laranja. Para manter alguns alimentos frescos, a estratégia é guardar dentro de potes com água na geladeira, como cenoura, batata e mandioca.

 

De todos os produtos que se compram no mercado, um dos que mais traz dúvidas é o ovo. Quanto à dúvida de onde guardá-los, Rosana esclarece que o local correto é a geladeira. Mas ainda é preciso avaliá-los antes mesmo de comprar. “Os principais aspectos que precisamos analisar antes de comprar ovos são a casca, se está quebrada ou trincada, ou se exala mau cheiro”, orienta. Mesmo com todo o processo de limpeza e armazenagem corretos, ela afirma que a dica de ouro é “comprar a quantidade necessária para o consumo da família, pois as frutas amadurecem naturalmente bem rápido e assim você evita desperdícios”, indica Rosana.


Tem no Comper - Aproveitar as ofertas e os descontos nos alimentos também trazem mais economia para o bolso. A rede de Supermercados Comper oferece todos os dias uma variedade de produtos de qualidade e bom preço. Clientes que fizerem as compras com o cartão Vuon ganham ainda descontos e formas de pagamentos especiais. Em Brasília, as lojas do Comper estão presentes em Sobradinho, Planaltina, Gama, Águas Claras e Asa Sul.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos