Chuvas intensas causam paralisação em dez frigoríficos no Rio Grande do Sul

Entradas interditadas impedem que caminhões façam as entregas - Foto: Redes Sociais / Reprodução

Maior parte das unidades realiza abate de aves e suínos e ficaram isoladas pela destruição de pontes e estradas do Estado

Por Rafael Walendorff e Cleyton Vilarino, Globo Rural

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul resultaram na paralisação completa de atividades em pelo menos dez frigoríficos do estado, e a redução de turnos em outra unidade, conforme informações repassadas pelas empresas ao Ministério da Agricultura.

Diante do cenário de calamidade, auditores fiscais federais agropecuários que atuam na região optaram por suspender temporariamente a mobilização por reestruturação da carreira para focar na minimização dos impactos ao setor agropecuário local.

Os abates foram suspensos em nove cidades, afetadas pelo mau tempo. As unidades que interromperam totalmente suas operações incluem a Cooperativa Dália Alimentos, em Arroio do Meio; JBS, em Caxias do Sul; Carrer Alimentos, em Farroupilha; e várias unidades da BRF em Lajeado, entre outras. O Frigorífico Nicolini, localizado em Garibaldi, cancelou as atividades apenas em um dos turnos.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), ainda estão sendo levantados os dados sobre os prejuízos causados pelas chuvas, mas já há relatos de impactos significativos em certos núcleos de produção.

Valdecir Luis Folador, presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), destacou que os principais desafios enfrentados pelas indústrias são decorrentes de problemas logísticos, como a destruição de pontes e o bloqueio de estradas, o que tem dificultado o transporte de animais e a entrega de insumos essenciais.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ressaltaram os desafios que ainda serão enfrentados na região, mesmo após a melhora das condições climáticas. O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) anunciou que os auditores estão considerando a realização de uma força-tarefa no estado para assegurar que as necessidades do setor não fiquem desatendidas durante este período crítico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos