Como líderes podem melhorar o ambiente de trabalho com inteligência emocional

 


Palestra da advogada Adriana Belintani, especialista em saúde mental, ajuda as empresas na prevenção de questões que podem gerar processos trabalhistas

 

Transtornos mentais relacionados ao trabalho são a terceira maior causa de afastamento profissional. Dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, plataforma que utiliza diversas bases de dados públicos do país, mostram que em 2021, mais de 13 mil brasileiros tiveram como motivos para a concessão de benefícios previdenciários acidentários causas mentais e comportamentais, bem como nervosas.

As empresas percebem no dia a dia esse movimento, seja por conta da ausência dos colaboradores ou dos processos trabalhistas que chegam, muitas vezes colocando a organização como uma das responsáveis pelo transtorno mental do funcionário.

A advogada Adriana Belintani, especialista em saúde mental, estuda o tema há mais de vinte anos e recentemente decidiu criar a palestra: “Melhore o ambiente de trabalho com inteligência emocional e prevenção ao assédio".

“O objetivo é capacitar líderes e gestores a promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, além de evitar eventuais processos trabalhistas relacionados a transtornos mentais decorrentes do ambiente laboral”, explica a advogada.

Segundo a especialista, quando se fala em inteligência emocional, por exemplo, a ideia é orientar os líderes para que reconheçam e gerenciem as próprias emoções, bem como as de suas equipes. Assim como é essencial que os gestores saibam como prevenir o assédio moral e sexual.

Por meio do fornecimento de conhecimento e estratégias eficazes, é possível identificar e prevenir comportamentos de assédio, assegurando um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo para todos os colaboradores”, afirma Belintani.

Durante a palestra, a especialista ainda demonstra que a construção de um ambiente de trabalho positivo, que priorize a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores, é benéfico para todos.

“Não só aumenta a produtividade, mas também reduz custos com litígios e absenteísmo, impactando positivamente a organização na totalidade’, lembra.

Com uma abordagem prática e embasada em evidências, a palestra da advogada tem oferecido às empresas ferramentas essenciais para aprimorar suas práticas de gestão de pessoas, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, inclusivo e produtivo.

Contato para agendamento de palestras: adrianabelintani@belintani.adv.br 

Sobre Adriana Belintani- Advogada especialista em saúde mental com mais de 20 anos de atuação nas áreas trabalhista e previdenciária. Com escritório sediado em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, Belintani tem clientes em todo o Brasil e atende principalmente processos de trabalhadores que  desenvolveram alguma doença referente à saúde mental por conta do trabalho, que tiveram algum acidente  na empresa ou algum tipo de doença ocupacional. A profissional aindaatua fortemente na divulgação e no esclarecimento dos motivos que levam as pessoas a adoecerem no ambiente do trabalho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos