Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Crédito: Envato

 A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios para o corpo, como melhoria da saúde cardiovascular, aumento da resistência e fortalecimento muscular, a corrida é fundamental na promoção da saúde mental. Em primeiro lugar, ela serve como uma poderosa ferramenta de combate ao estresse e à ansiedade.

Durante uma corrida, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Essas substâncias ajudam a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade. Além disso, correr permite que os indivíduos se desconectem temporariamente das preocupações do dia a dia, oferecendo um momento de introspecção e reflexão.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo e coordenador técnico da UPX Sports, Zair Cândido, por meio da prática da corrida, é possível impulsionar a produção dos hormônios associados à felicidade. “É um benefício não apenas para o corpo, mas também para o bem-estar emocional. A atividade física promove uma série de processos fisiológicos, como a melhoria da circulação e da oxigenação dos tecidos, destacando-se como uma ferramenta eficaz para o cuidado integral da saúde”, explica o especialista. 

Recentemente, o Senado aprovou a Lei 14.831, que criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Trata-se de uma honraria a ser dada pelo governo federal a empresas que adotem critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores. No mundo corporativo, muitas empresas estão adotando a prática da corrida como forma de promover a qualidade de vida entre os colaboradores, o que impacta diretamente na produtividade, redução de faltas e na rotatividade de funcionários. Nesse sentido, uma empresa de São Paulo patrocinou e incentivou seus funcionários a participarem da The Bull Run, uma corrida de rua do ecossistema financeiro. Os resultados foram extremamente positivos. Para a gerente financeira da Tecnobank, Michele Ferreira de Vasconcelos, essa corrida foi um divisor de águas em sua vida. “Sempre sonhei em correr, e agora, ao realizar esse sonho, percebo que posso continuar progredindo com dedicação. A paixão pela corrida representa minha vitória sobre o sedentarismo que me afetava há quatro anos”, exalta Michele. 

O engenheiro DevOps, Rodrigo Pastro de Biagi, destaca o incentivo da empresa como um diferencial em sua busca pela saúde mental. “Para mim, a corrida é uma válvula de escape para o estresse, um momento íntimo e pessoal para refletir sobre o dia e me preparar para tomar novas decisões. Saber que a Tecnobank incentiva seus colaboradores a uma melhor qualidade de vida me conquistou completamente. Mal posso esperar para participar de mais corridas”, enfatiza.

A advogada Leslie Gabriela conta que, com o apoio do marido, começou a correr e não parou mais. “Ele me acompanhava no surf e eu o acompanhava na corrida. Enquanto ele já acumulava 12 meias maratonas, rumando para sua primeira maratona, eu comecei com distâncias mais curtas, treinando 3 km, depois 5 km, até chegar aos 10 km. Agora, estou me preparando para minha primeira meia maratona de 21 km”, relata.

Além disso, a corrida é uma oportunidade para cultivar resiliência e autoconfiança. Superar os desafios físicos e mentais envolvidos na prática fortalece a mente, auxiliando os corredores a lidar melhor com os obstáculos da vida cotidiana. Cada passo dado é uma prova de determinação e força de vontade, alimentando um sentimento de realização pessoal e autoestima.

Por fim, a corrida estimula a mente, melhorando a clareza mental, a concentração e a capacidade de tomada de decisão. Durante uma corrida, os corredores podem experimentar momentos de insight e criatividade, encontrando soluções para problemas ou desafios enfrentados em suas vidas pessoais e profissionais.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem