Cardápio premiado: saiba como adicionar queijos finos reconhecidos internacionalmente em jantar especial

 Da entrada à sobremesa, produtos premiados no terceiro Mundial do Queijo do Brasil podem ser destaque das receitas


Queijos finos são ótima escolha para o jantar do dia dos namorados acompanhando desde entrada até sobremesa
Crédito: Envato


O queijo é um alimento presente na culinária de diversas culturas, possuindo variedades nas técnicas de produção que prevalecem quando usados em diferentes pratos. No oeste do Paraná, as técnicas repassadas a produtores de leite dentro do projeto Queijos Finos do Biopark conquistaram oito medalhas no Mundial do Queijo Brasil 2024. Além dos produtos premiados, o pesquisador do projeto, Kennidy de Bortoli e o Responsável Técnico da queijaria Flor da Terra Henrique Herbert, conquistaram o título de “Melhores Queijeiros do Brasil”. 

Seja em entradas, pratos principais ou sobremesas, os queijos tipo camembert, tipo brie duplo creme e tipo brie, reconhecidos no Mundial, trazem características únicas, facilmente percebidas nas mais variadas formas de consumo. “Provar os queijos fora de receitas é extremamente importante para que a gente tenha o conhecimento e o entendimento do protagonismo presente em cada queijo diferente”, comenta Kennidy. 

O tipo camembert, inspirado nos queijos franceses, tem um aroma levemente ácido e delicado que é intensificado conforme o produto matura, assim como o sabor e a cremosidade do queijo. O brie traz como característica a suavidade e sabor lácteo intenso, acidez e gosto característico trazido pela técnica usada, puxando para o fungo, nozes e amadeirado. “Já o petite brie duplo creme apresenta a inclusão de uma grande quantidade de creme de leite em sua fabricação, trazendo ao queijo sabores mais suaves, com toques de champignon e nozes. Conforme sua maturação acontece, o queijo passa a apresentar características cremosas”, descreve Kennidy. 

Para tirar proveito de todas as características dos produtos, os queijeiros do Biopark prepararam algumas sugestões de consumo, para transformar o jantar:

Entrada 

Uma ótima opção para esse momento é o duplo creme, acompanhado de uma tábua de frios, nozes e fatias de pão ou torradas. É a oportunidade de experimentar o queijo sozinho, e ainda harmonizado com os sabores dos defumados, por exemplo, ou ainda ser utilizado como creme diretamente em pães. 

Prato principal

Nesse momento, uma boa escolha é dar protagonismo para o camembert, queijo que, ao ser colocado no forno, se torna um ótimo molho para uma massa. “Um prato romântico que você mesmo pode fazer e traz essa sensação de sofisticação trazida pelo queijo”, comenta. 

O passo a passo da receita é levar o queijo com tomates cereja, dentes de alho, alecrim e alguns temperos ao forno. Essa mistura, acompanhada de um macarrão de qualidade, em formatos que incorporam molhos densos, como o espaguete, o penne liso e até mesmo o famoso gravatinha, podem ser a pedida ideal para o prato principal. 

Sobremesa

E se engana quem pensa que sobremesa não é lugar para queijos. Levar ao forno uma peça de queijo tipo brie, enrolado em massa folhada com algumas amoras e nozes caramelizadas, que trazem um toque de doçura e crocância, é uma das inúmeras maneiras de utilizar o queijo nesse momento e finalizar a refeição com uma deliciosa e requintada sobremesa.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem