Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

 

                                                           Vinícius Taddone*

 

Sabemos que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para a promoção de destinos turísticos ao redor do mundo. Uma estratégia versátil que pode e deve ser aplicada desde a fase inicial, da escolha do consumidor pelo destino ideal para viajar.

 

Entre as diversas estratégias disponíveis, o Marketing de Influência tem se destacado. Essa estratégia envolve a promoção de marcas e produtos através de influenciadores digitais. O impacto na decisão de compra de seus seguidores é notável, fazendo do Marketing de Influência uma ótima escolha para o mercado.

 

O marketing de influência envolve a colaboração com embaixadores de marca. Parcerias de longo prazo com influenciadores, conhecidos como embaixadores de marca, criam laços mais fortes e aumentam a fidelidade dos clientes. Esses embaixadores são mais do que simples porta-vozes; eles vivem e respiram a marca, compartilhando suas experiências de forma autêntica e contínua, que ressoa profundamente com o público-alvo. Além disso, são capazes de fornecer feedbacks sobre as tendências de mercado.

 

Outro aspecto importante do marketing de influência é o papel dos colaboradores como influenciadores. Funcionários atuando como influenciadores geram uma conexão mais autêntica e confiável com o público.

 

Conhecido como EGC (employee generated content, ou conteúdo gerado pelo colaborador), esse tipo de marketing interno humaniza a marca. Empresas que incentivam seus funcionários a se tornarem defensores da marca podem alcançar um engajamento orgânico e autêntico com seus clientes, criando uma imagem mais confiável e transparente.

 

Além dos influenciadores, saliento que a tecnologia é uma aliada que ajudaestá transformando a maneira como os consumidores interagem com as marcas. A realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) estão mudando a forma como planejamos viagens, permitindo que os turistas explorem destinos antes de fazerem as malas.

 

Segundo a Statista, o mercado de RA/RV deve crescer 77% até 2025. Imagine poder caminhar por um museu em Paris ou fazer um tour virtual por uma praia na Tailândia diretamente do seu sofá? Essas experiências imersivas ajudam os viajantes a tomar decisões informadas, aumentando a satisfação e reduzindo a incerteza.

 

Em um mundo cada vez mais digital, é fundamental que as empresas adaptem suas estratégias para se manterem competitivas. Parcerias de longo prazo com embaixadores de marca, a valorização dos colaboradores como influenciadores e o uso de tecnologias como RA e RV são apenas algumas das maneiras pelas quais o setor de turismo pode se utilizar para seu crescimento.

 

*Vinícius Taddone é diretor de marketing e fundador da VTaddone® www.vtaddone.com.br

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem