José Aparecido da Costa Freire é o novo Cidadão Honorário de Brasília

Nesta quinta-feira (20/06), a Câmara Legislativa do Distrito Federal outorgou o título de Cidadão Honorário de Brasília a José Aparecido da Costa Freire, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF)


O evento contou com a presença de importantes figuras públicas, incluindo a vice-governadora do DF, Celina Leão, o senador Izalci Lucas, o secretário de Governo do GDF, José Humberto Pires, e deputados distritais como Chico Vigilante (PT), Pastor Daniel de Castro (PP), Pepa (PP) e o presidente da CLDF, Wellington Luis (MDB). Também estiveram presentes o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, o diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo, e o diretor regional do Senac-DF, Vitor Correa

Fotos: Renato Alves.

A iniciativa da homenagem foi do ex-deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), com relatoria e apadrinhamento do deputado Pastor Daniel de Castro (PP). Em seu discurso, Daniel de Castro destacou: "Ele se destaca pela colaboração e defesa dos interesses do comércio no Distrito Federal".

José Aparecido da Costa Freire, nascido em 14 de outubro de 1965, em Corumbá de Goiás (GO), chegou a Brasília em 1972. Empresário há mais de 30 anos, ele preside o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livrarias (Sindipel-DF) desde 2001 e atua como conselheiro do Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF). Formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário ICESP, José Aparecido é pai de duas filhas e avô de dois netos.

Reeleito presidente do Sistema Fecomércio-DF em maio de 2022, após um mandato tampão de um ano e dois meses, Aparecido também é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Antes de presidir os Conselhos Regionais do Sesc-DF e Senac-DF, foi conselheiro das duas entidades e do Departamento Nacional de ambas as casas. Ele também foi membro do Conselho Fiscal da CNC de 2014 a 2018 e participou de representações pela Fecomércio-DF em órgãos como a Junta Comercial do DF (Jucis-DF) e o Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (CTCS).

O evento de outorga do título contou com a presença de mais de 400 lideranças do setor produtivo e todos os presidentes de sindicatos do Sistema Fecomércio-DF. Paulo Melo, presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Cidades Inteligentes (INCC), parabenizou José Aparecido pelo reconhecimento: "José Aparecido é uma pessoa que tem feito a diferença em Brasília. Seu trabalho à frente do Sistema Fecomércio-DF é exemplar e merece todo o reconhecimento".

José Aparecido da Costa Freire continua a defender os interesses das categorias do comércio brasiliense e a promover o desenvolvimento socioeconômico de todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal, solidificando sua posição como um dos principais líderes empresariais da região.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem