O setor de franquias de alimentação no Brasil continua em
plena expansão, com um crescimento expressivo de 12,8% no segundo trimestre
deste ano, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Esse avanço reflete a solidez do mercado e a crescente
demanda por opções variadas, desde lanches rápidos até refeições mais
sofisticadas.
Para quem busca investir em um negócio próprio com o suporte
de marcas já consolidadas, o setor oferece oportunidades diversificadas que vão
do tradicional pastel de feira ao sofisticado sushi.
Além disso, com valores iniciais acessíveis e modelos de
negócio estruturados, as franquias de alimentação listadas abaixo permitem que
novos empreendedores entrem no mercado de maneira segura e com potencial de
crescimento elevado.
No entanto, é fundamental analisar cuidadosamente o perfil
da rede e avaliar os riscos antes de investir, garantindo que a escolha seja
alinhada com suas expectativas e possibilidades financeiras.
A seguir, apresentamos seis marcas que se destacam pela
inovação e pelo potencial de crescimento no setor de alimentação.
Confira.
Frutassa
Fundada em 1980, a Frutassa é uma rede de franquias
especializada em alimentação saudável, que oferece um cardápio diversificado
com lanches leves, sucos naturais, saladas de frutas e uma ampla gama de
alimentos nutritivos. A marca se destaca por proporcionar uma operação simples
e eficiente, ideal para quem deseja entrar no setor alimentício com baixo
investimento e alta viabilidade operacional. Integrante da Hypper Brands, uma
holding reconhecida por seu expertise no desenvolvimento de franquias de sucesso
no segmento de alimentação, a Frutassa alia inovação e simplicidade para
atender a crescente demanda por uma alimentação saudável e prática.
Investimento: a partir de R$ 89.900,00
Faturamento: até R$700 mil/ ano
Tempo de retorno: 9 a 18 meses
Site da empresa: www.frutassa.com.br
Crepefy
A Crepefy é uma microfranquia de alimentação especializada
no autêntico crepe francês no estilo europeu, com mais de 30 sabores entre
opções doces e salgadas. Fundada em 2022 na cidade de São Paulo, a marca
oferece uma experiência de consumo diversificada, atuando em três formatos:
balcão em lojas físicas, delivery e eventos corporativos. Em 2023, a Crepefy
entrou no franchising, disponibilizando três modelos de negócios: loja de rua,
quiosque e contêiner. Atualmente, a marca faz parte da Hypper Brands, uma das
principais holdings de franquias de alimentação do país, com mais de 120
sob seu guarda-chuvas.
Investimento: a partir de R$79.900
Faturamento médio mensal: até R$45 mil
Tempo de retorno: entre 9 e 18 meses
Site da empresa: https://www.crepefy.com.br/
Pastel Di Fêra
A Pastel Di Fêra foi fundada em 2023, em Santo André, no ABC
Paulista, pelo empreendedor e influenciador digital Bruno Guedes, que também
comanda o perfil Dicas no ABC. Parte do grupo Hypper Brands, a rede se destaca
por ser a única pastelaria 3 em 1 no Brasil, permitindo que franqueados operem
em três áreas: eventos, salão e delivery. Com foco em pastéis clássicos de
feira, a marca oferece mais de 25 sabores, entre doces e salgados, além de
itens exclusivos como refrigerante e milk shake à base de caldo de cana,
criando uma experiência única para seus clientes.
Investimento: a partir de R$89.900,00 mil
Faturamento médio mensal: R$160 mil após atingir ponto de
equilíbrio
Tempo de retorno: entre 9 e 18 meses
Site da empresa: http://www.pasteldifera.com.br
TDonuts
Fundada em 2021, a TDonuts é uma das maiores redes de
franquias de donuts do Brasil, conhecida por sua receita exclusiva que garante
uma massa sempre macia e sabores inovadores. Além dos tradicionais donuts
doces, a TDonuts se destaca ao oferecer opções salgadas, com combinações que
incluem ingredientes como bacon, cheddar, catupiry e presunto. A marca busca
proporcionar uma experiência única aos consumidores, aliando qualidade e
criatividade. Recentemente adquirida pela Hypper Brands, a TDonuts tem planos ambiciosos
de expansão em todo o Brasil, focando em seu modelo de microfranquias
acessíveis e operações simplificadas. A rede oferece suporte completo aos
franqueados, com foco na administração eficiente e atendimento de excelência.
Investimento: a partir de R$39.900,00 mil
Faturamento médio mensal: R$40 mil após o ponto de
equilíbrio
Tempo de retorno: entre 6 e 9 meses
Site da empresa: http://www.tdonuts.com.br
Temaki Fry
Especializada em comida japonesa, a Temaki Fry é uma rede de
franquias que se notabiliza pela qualidade e variedade dos produtos servidos.
As operações da marca se destacam pelos pratos servidos, mas também pela
praticidade e conveniência. As lojas, em sua grande maioria, ficam abertas até
de madrugada e oferecem um ambiente moderno e agradável.
Investimento: a partir de R$300 mil
Faturamento (mês): R$300 mil (médio)
Retorno do investimento: 24 a 36 meses
Site: https://temakifry.com/franquia/
Home Sushi Home
Pensada exclusivamente para o sistema delivery, a Home Sushi
Home é uma franquia que leva ao consumidor o melhor da culinária japonesa. Já
são 23 unidades no Brasil. O franqueado poderá trabalhar com o modelo 3 em 1,
ou seja, com HSH (japonesa), Hot Chop (culinária asiática quente) e ManguShoyu
(poke).
Investimento: a partir de R$180 mil
Faturamento (mês): R$98 mil
Retorno do investimento: 18 a 24 meses
Site:
https://homesushihome.com.br/home-sushi-home