
Foto: Renato Alves.
A partir do dia 1º de março, os passageiros do transporte público do Distrito Federal não pagarão mais passagens aos domingos e feriados. A medida, determinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), se aplica tanto aos ônibus quanto ao metrô e tem como objetivo incentivar o comércio e o lazer na capital do país

A decisão faz parte de um teste do governo para avaliar os impactos da “tarifa zero” e analisar a possibilidade de estender o benefício para todos os dias da semana.
“Neste primeiro momento, nosso objetivo principal é incentivar o comércio e o lazer no Distrito Federal. Mas também queremos testar como será a implementação da medida para checarmos se é possível estabelecer a tarifa zero todos os dias da semana”, afirmou Ibaneis Rocha.
O governo ainda está calculando o impacto financeiro da iniciativa, mas, segundo Ibaneis, o subsídio necessário para garantir a gratuidade nos domingos e feriados será de aproximadamente R$ 30 milhões.
A novidade tem sido bem recebida pela população. A moradora de Ceilândia, Juliana Araújo, comemorou a medida: “Com a tarifa zero aos domingos, eu posso pegar o metrô e ir curtir o Eixão do Lazer com os meus cinco filhos e meu marido. Vai ser muito bom isso!”.
Com a implementação da tarifa zero, o governo do DF busca oferecer mais acessibilidade ao transporte público, além de fomentar a economia local e a qualidade de vida da população.