Entre as Top 50 por número de operações, há cinco estreantes (incluindo a Natura) e as quatro primeiras consolidaram suas posições. As Top 20 Microfranquias contam com três estreantes. Destaque fica para os ramos de minimercados autônomos e serviços financeiros
Foto: Renato Santos.
Da esquerda para a direita: Felipe Buranello, diretor da Comissão de Microfranquias e Novos Negócios; Tom Moreira Leite, presidente da ABF; e André Friedheim, conselheiro da Entidade e presidente da World Franchise Council (WFC)
Esta edição do Ranking das Maiores Franquias e Microfranquias por número de operações no Brasil, divulgado anualmente pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, mostra a consolidação dos líderes, a chegada de novas marcas e o avanço expressivo de alguns ramos. Destaque também para a elevação da “régua” para se estar entre as maiores: pela primeira vez, este número atingiu a marca de 400 operações nas 50 Maiores Franquias e 387 operações nas 20 Maiores Microfranquias. O volume somado de operações em ambos os rankings também subiu, crescendo 7% e 17%, respectivamente. Dezoito redes superaram mil operações e as quatro primeiras formam o seleto grupo acima de 2.000.
No Ranking das 50 Maiores, o “pelotão” da frente se consolidou com a liderança pelo terceiro ano consecutivo da Cacau Show (Alimentação), com 4.661 operações, com uma expansão de mais de 10% frente a um volume já expressivo em 2023. Mantendo as posições da lista anterior, em seguida O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.746 operações, McDonald’s (Alimentação – Food Service), com 2.704 operações, e a rede Colchões Ortobom (Casa e Construção) somando 2.387 operações. Já a rede Lubrax+ (Serviços Automotivos) subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.
Entre as Top 10 também se destacaram: OdontoCompany (Saúde, Beleza e Bem-estar), na sexta posição (1.577 operações); AM/PM (Alimentação), que subiu do oitavo para o sétimo lugar, com 1.450 operações; Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar), somando 1.408, também subiu uma posição, ficando em oitavo. Já as duas marcas que fecham o grupo das dez maiores são novidade nele e apresentaram os maiores saltos: a BR Mania (Alimentação) com 1.402 operações, avançou do 11º para o nono lugar, e a Shell Select (Alimentação), foi a rede que mais subiu posições entre as Top 10, saltando da 13ª para a décima, totalizando 1.264 operações e alcançando também a segunda maior variação positiva nele, 5,6%.
Tom Moreira Leite, presidente da Associação Brasileira de Franchising, afirma: “Quando analisamos os rankings, além da consolidação entre os líderes, notamos movimentos muito relevantes. Destaque para a força das chocolaterias, docerias e sorveterias que apresentaram um elevado nível de crescimento; o fôlego renovado de algumas redes de Moda, a força de negócios de conveniência e a disseminação de lavanderias”.
Marcas em destaque entre o 11º e 20º lugar e a primeira estreante
Entre as marcas que se destacaram no segundo bloco, Chilli Beans (Moda) avançou do 15º para o 12º lugar, totalizando 1.236 operações e variação positiva de 10,8%; a CVC (Turismo e Lazer) passou do 16º para o 13º, com 1.196 operações e o maior crescimento neste grupo, de 15,2%; a Oggi Sorvetes (Alimentação), com 1.109 operações registrou 10,3% de alta; o Bob’s (Alimentação) subiu duas posições, da 19ª para a 17ª, com 1.018 operações (1,6%), e o 19º lugar é da primeira das cinco marcas estreantes no Ranking, a Natura (Saúde, Beleza e Bem-Estar), que aparece já contando com 984 operações.
Destaques entre o 21º e 50º lugar e mais estreantes
O terceiro e último bloco das 50 Maiores é liderado pela rede Chiquinho Sorvetes (Alimentação), que subiu do 23º para o 21º lugar, com 921 operações e variação positiva de 19,3%. A Lupo (Moda) alcançou uma das maiores expansões entre as Top 50, saltando de 552 para 806 operações (46,0%); a Kopenhagen, mesmo mantendo o 25º lugar, teve uma variação de 18%, passando de 672 para 793 operações. A rede Decor Colors (Casa e Construção) também avançou consideravelmente, da 42ª para a 34ª colocação e também com uma das maiores variações positivas, 36,3%. A rede Cresci e Perdi (Moda) subiu dois lugares, de 41º para 39º, de 466 para 559 operações, variação positiva de 20%.
Outra estreante, ocupando o 37º lugar, a rede The Best Açaí (Alimentação) alcançou o maior percentual de crescimento do Ranking, 54,0%, saltando de 370 para 573 operações. A Milky Moo Milkshakes (Alimentação), também pela primeira vez no Ranking, em 42º lugar, registrou, por sua vez, 54,9% de alta, de 337 para 518 operações, a segunda maior expansão entre as Top 50. A Chocolates Brasil Cacau (Alimentação), subiu da 46ª para a 44ª colocação. Na sequência, o Ranking é completado com duas marcas estreantes e altos índices de variação positiva: em 46º lugar, a Lavateria (Limpeza e Conservação), com 50,0%, subiu de 302 para 452 operações, e a Fini, em 50º, avançou de 290 para 400 operações, expandindo 38,0%. Confira a lista completa no final do texto.
Perfil das 50 Maiores
Mantendo a linha dos anos anteriores, 88% das marcas são brasileiras e o formato de operação predominante é o de loja, com 92% de participação. Além disso, marcas de nove segmentos compõem o Ranking ABF das 50 Maiores Franquias no Brasil por número de operações em 2025. Entre eles, três concentram a maior quantidade de redes: Alimentação (Food Service e Comércio e Distribuição) lidera, com 34% delas; Saúde, Beleza e Bem-Estar vem em segundo lugar (16%) e Moda (14%).
Top 20 Microfranquias
O Ranking ABF das 20 Maiores Microfranquias por Operações deste ano traz (assim como o das Top 50 Franquias), as quatro primeiras marcas nas mesmas posições da edição anterior. O 1º lugar é da rede Market4U (Alimentação) pelo segundo ano consecutivo, que subiu de 2.100 para 2.185 operações, com 4% de variação positiva. Na vice-liderança, a Prudential (Serviços e Outros Negócios) expandiu 17,8% no período analisado, saltando de 1.686 para 1.986 operações. Na terceira posição, a Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios), aumentou de 1.672 para 1.779 operações (6,4%). A seguir, a rede Kumon (Educação), em quarto lugar, avançou de 1.532 para 1.554 operações (1,4%). Subindo uma posição, a É Seguro Corretora (Serviços e Outros Negócios), em quinto lugar, avançou 29,5% e registrou a terceira maior variação positiva entre as Top 10 Microfranquias, saltando de 809 para 1.048 operações.
Com 30,2% de crescimento, a Emive Franchising (Serviços e Outros Negócios) obteve a segunda maior variação positiva entre as dez maiores, ampliando de 660 para 859 operações. Já a Cotafácil (Serviços e Outros Negócios) subiu o maior número de posições no Ranking, da 17ª para a 9ª, ingressando, assim, entre as Top 10, e alcançou o quarto maior índice de expansão do Ranking, com 86,7% de crescimento, saltando de 421 para 786 operações.
O segundo grupo das Top 20 Microfranquias é liderado pela Bem Safe (Serviços e Outros Negócios), que subiu do 13º para o 11º lugar, com variação positiva de 23,8%, passando de 516 para 639 operações. Primeira das três estreantes da lista, a Azul Empréstimo (Serviços e Outros Negócios) registrou a segunda maior expansão do Ranking, de 88,9%, com um salto de 323 para 610 operações. A Fiadorweb (Serviços e Outros Negócios) cresceu 18,2% e atingiu a 15ª posição, seguida do Grupo Villela Auditoria e Consultoria Empresarial (Serviços e Outros Negócios), com uma expansão ainda maior, 29,9%.
O Ranking é completado com duas marcas estreantes de mercados autônomos, ambas, portanto, do segmento de Alimentação. A Honest Market Brasil, terceiro maior percentual de crescimento (87,9%) com 464 operações. Já a Fast4You Home Market, que registrou 383,8% de expansão, o maior crescimento entre as Top 20 Microfranquias, saltou de 80 para 387 operações.
Diferente das 50 Maiores, o grupo das Microfranquias tem predominância do segmento Serviços e Outros Negócios (60%), seguido de Alimentação (15%); 95% são brasileiras e temos uma diversidade maior de formatos de operação, com destaque para o home based (50,1%), seguido de lojas (45,1%) e quiosques (4,8%). Veja a lista completa abaixo.
De acordo com Felipe Buranello, diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos, “com um investimento inicial mais baixo, mas alinhadas às mesmas regras e práticas das franquias tradicionais, as microfranquias continuam em forte desenvolvimento no País como indicam as grandes variações ao longo do ranking. Os ramos de minimercados autônomos e serviços financeiros se consolidaram como grandes atuantes nesta área, levando uma prestação de serviços profissionalizada a diversos cantos do País. O modelo home based se mostra mais uma vez como um motor importante neste movimento”.
Ranking ABF das 20 Maiores Microfranquias por Operações
|
Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operações
|
Metodologia
Envolvendo exclusivamente redes associadas, o estudo da ABF é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes. As informações são auditadas eletronicamente pelo sistema por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados. A partir de 2023, as redes mistas (com modelo tradicional e microfranquia) cuja rede possui mais de 50% de operações de microfranquias passaram a integrar o Ranking de Microfranquias.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 270 bilhões em 2024, mais de 197 mil operações e cerca de 3.300 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2,2% do PIB e emprega diretamente mais de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita.