Faleceu nesta segunda-feira (14/4) às 23h05, o pastor, ex-distrital e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Maurílio Silva, aos 78 anos
Paulo Melo relembrou a importante trajetória de Maurílio Silva na política e sua significativa contribuição para a construção do Distrito Federal. Em sua declaração, o jornalista enfatizou o papel crucial de Maurílio Silva na elaboração da Lei Orgânica do DF.
![]() |
Jornalista Paulo Melo lamenta a morte do Pastor Maurílio Silva, pai do amigo e também jornalista e Donny Silva |
"O exímio trabalho de Maurilio Silva no comando da Comissão que discutiu e elaborou a Lei Orgânica do Distrito Federal, é digna de aplauso. Do zero ele conseguiu, juntamente com os colegas, fazer um trabalho extraordinário que culminou com a promulgação da LODF que colocou ordem na cidade, determinando limites, deveres, direitos e poderes. O conselheiro Maurílio Silva jamais será esquecido. Que Deus conforte sua querida família", lamentou Paulo Melo.
A perda de Maurílio Silva deixa uma lacuna na comunidade religiosa, política e entre seus familiares e amigos, incluindo seu filho, o jornalista Donny Silva, que recebe o apoio e as condolências de seus colegas de profissão neste momento de dor. O sepultamento ocorreu na tarde de hoje, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.
Quem foi Murilo Silva
Em 1990, Maurílio Silva foi eleito deputado distrital com grande apoio evangélico. Foi líder do governo Roriz, de quem era amigo, e no ano de 1992, foi eleito por unanimidade presidente da Comissão de Elaboração e Sistematização da Lei Orgânica do DF. Já em 1994 ocupou o cargo de secretário de Governo. Naquele mesmo ano, o então governador Joaquim Roriz o indicou para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, onde permaneceu até se aposentar.
Maurílio tinha o hábito de ajudar as pessoas sem fazer alarde. Era comum ele fazer compras e fazer doações a idosos e crianças carentes. Em 2024 fundou um Instituto para cuidar da missão beneficente (Instituto Beneficente Brasil). Também era conhecido por promover almoços com amigos e familiares em sua residência no Park Way, para alegres conversas sobre Israel, Bíblia, ações sociais e política. Ele se preocupava com os rumos do Brasil e era defensor da democracia, da liberdade de expressão e do respeito à Constituição Federal.

Maurílio Silva era pai do administrador, teólogo e jornalista Donny Silva. Durante décadas caminharam juntos em projetos e ações sociais e missionárias, deixando um legado extraordinário em várias regiões do país. Juntos, abriram igrejas no Pará e levaram o Evangelho de Jesus Cristo a várias cidades brasileiras e norte-americanas. Maurilio e Donny eram exemplo de pai e filho. Eram sempre vistos juntos.
![]() |
Maurilio e Donny trabalharam juntos nos últimos 44 anos |
“Desde cedo meu pai me ensinou valores essenciais ao homem: acreditar em Deus, ter fé, amar a família, ajudar os necessitados e ser leal aos amigos. Meu pai era meu melhor amigo e juntos caminhamos por mais de 50 anos juntos, sempre um apoiando o outro. O que ele me ensinou, levarei comigo até o último dia de fôlego. Pai era diabético e cardiopata grave, e mesmo assim Deus o manteve entre nós até ontem, quando o recolheu para Seus braços. Hoje ele está num lugar melhor e um dia iremos reencontrá-lo e novamente nos abraçaremos e sorriremos. Só tenho agradecer a Deus pelo pai
que tive”, afirma Donny Silva.
Em novembro de 2024, o conselheiro aposentado do TCDF recebeu em sua residência a visita do senador Izalci Lucas
“Estive na residência do querido Maurílio e conversamos longamente sobre o Distrito Federal, governabilidade, propostas de governo, e trocamos ideias sobre o futuro da cidade. Ele tinha uma visão política extraordinária e sua experiência era visível e contagiante. Maurílio sempre foi de direita e me incentivou a disputar o Governo do Distrito Federal em 2026.

Tomamos um café e saboreamos um delicioso pão de queijo e definitivamente foi uma das visitas mais incríveis que fiz nos últimos anos. Agradeço a Deus e ao Donny Silva pela oportunidade de ter tido uma manhã construtiva com o conselheiro Maurílio.
Tenho certeza que Deus o recebeu de braços abertos, porque Maurílio tinha o dom de ouvir e ajudar as pessoas. Que Deus conforte sua família neste momento de dor e muita saudade. Jamais me esquecerei do conselheiro Maurilio”, afirma o senador Izalci Lucas, líder da oposição no Senado.