Comitiva liderada pelo deputado Ricardo Ayres discute ampliação do programa de concessões rodoviárias e obras de infraestrutura com o governo federal
Foto: Vinicius Rocha
Brasília – O Estado do Tocantins deu mais um passo rumo à consolidação de sua infraestrutura logística. Em uma série de reuniões realizadas na capital federal, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), acompanhado de representantes do governo estadual, apresentou propostas para ampliar o Programa de Concessões de Rodovias, atrair investimentos privados e viabilizar obras estratégicas como duplicações de trechos federais e construção de pontes interligando o estado a regiões vizinhas.
Participaram da comitiva o chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; o secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson; e o superintendente de Parcerias Público-Privadas (PPPs), Alan Rickson. Os encontros ocorreram no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, e na Casa Civil da Presidência da República, em reunião com o secretário nacional do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcante.
Entre os principais temas da pauta está a proposta de incluir trechos federais nas concessões estaduais, além da utilização do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS) para financiar estudos de modelagem e garantir recursos para os projetos. Destaque para a duplicação da BR-153 e da BR-226, de Paraíso do Tocantins até Xambioá e Estreito, integrando esses corredores às rodovias estaduais TO-222 (Filadélfia) e TO-442 (Caseara). Também está prevista a construção de pontes sobre os rios Tocantins e Araguaia.
“O Tocantins vive um momento estratégico. Estamos estruturando uma base sólida para o crescimento logístico e sustentável do estado. Apoio técnico e financeiro são fundamentais para entregar obras que transformem realidades”, afirmou o secretário Thomas Jefferson.
O FDIRS poderá ainda ser utilizado como garantia para viabilizar PPPs voltadas à construção das pontes em Filadélfia e Caseara, que reforçam a integração do Tocantins com os estados do Pará e Maranhão.
Outro ponto debatido foi o convênio de delegação da BR-010, entre Porto Nacional e Palmas, incluindo a nova alça viária da capital. Trechos entre Palmas, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Palmeirante e Couto Magalhães devem integrar o primeiro bloco de concessões previsto para leilão.
“O Tocantins tem potencial para se tornar um polo logístico do País. Estamos articulando esforços entre os poderes e contando com o apoio do governo federal e da iniciativa privada para tirar grandes projetos do papel e garantir avanços concretos para a população”, destacou o deputado Ricardo Ayres.
A previsão é que o governador Wanderlei Barbosa assine, até o primeiro semestre de 2026, a ordem de serviço para o início das obras de duplicação nos trechos que integram a região metropolitana de Palmas, após a conclusão dos estudos do primeiro bloco de concessões.