Ibaneis determina reabertura do Restaurante Comunitário de Samambaia com três refeições diárias e funcionamento aos fins de semana e feriados

Por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), o Restaurante Comunitário de Samambaia, conhecido como Rorizão, reabriu nesta sexta-feira (27) totalmente revitalizado e com novidades importantes para a população: agora, o local oferece três refeições diárias — café da manhã, almoço e jantar — e passa a funcionar todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados

Foto: Marcelo Santos.

Com a ampliação do serviço, o Rorizão se torna o 15º restaurante comunitário do Distrito Federal a operar em horário integral, reforçando a política de segurança alimentar e nutricional do GDF. A expectativa é que mais de 5 mil refeições sejam servidas diariamente na unidade, totalizando cerca de 978 mil entre julho e dezembro de 2025.

“O Restaurante Comunitário de Samambaia é um símbolo da política social do nosso governo. A ordem é clara: cuidar de pessoas, garantir dignidade e segurança alimentar para quem mais precisa”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

A reabertura contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, e teve feijoada como prato especial do dia. A secretária destacou que, apenas em 2024, o Rorizão garantiu cerca de 1 milhão de refeições. “Com a ampliação, esse número deve aumentar significativamente”, disse.

A unidade, localizada às margens da BR-061, estava fechada desde janeiro para reformas estruturais. O espaço passou por pintura, melhorias em acessibilidade, substituição do forro, modernização das redes elétrica e hidráulica, da câmara fria, do sistema de coifas e de combate a incêndios, além da reforma dos banheiros. O objetivo é oferecer um ambiente mais seguro e confortável para os usuários.

Outro avanço importante é a modernização dos meios de pagamento. Agora, além de dinheiro e Pix, também são aceitos cartões de crédito, débito, Cartão Prato Cheio e Cartão DF Social.

Morador da cidade há mais de 20 anos, o pintor Luciano Ferreira de Almeida, 64 anos, comemorou a reabertura: “Sempre almocei aqui. Agora vou poder tomar café, almoçar e jantar com comida boa e preço acessível todos os dias. Agradeço muito por isso”.

As refeições continuam com valores simbólicos: R$ 0,50 no café da manhã e no jantar, e R$ 1,00 no almoço. Pessoas em situação de rua não pagam.

Inaugurado em setembro de 2001, o Rorizão foi o primeiro restaurante comunitário do DF, criado ainda na gestão de Joaquim Roriz. Desde então, tornou-se referência e base para a criação de outros equipamentos similares em todo o território do Distrito Federal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Japan Security