A história da Celero começou em 2014, no curso de Administração do UniCuritiba. Diante da informação de que 60% das empresas brasileiras fecham as portas em menos de cinco anos - a maioria por falhas na gestão financeira -, os estudantes João Augusto Betenheuzer e João Henrique Tosin assumiram o desafio de mudar esse cenário.
Assim nascia o primeiro BFM (Business Financial Management) da América Latina, fruto de um projeto de graduação, na área administrativa, sob a mentoria do professor Sérgio Itamar. Do papel à prática, a startup deu tão certo que, hoje, mantém parceria com instituições financeiras gigantes como Visa, Sicredi, Caixa e Serasa, multiplicando por cinco sua receita nos últimos dois anos.
Ao longo da jornada, a Celero foi eleita a melhor fintech no Santander X Global Award – uma das cinco brasileiras a concorrer e a única paranaense entre as top 100 startups globais. Para seus fundadores, esse reconhecimento é resultado de uma combinação entre propósito, tecnologia e foco real nos desafios das empresas brasileiras.
“Estamos ampliando ainda mais nossa atuação junto às instituições financeiras, com novas funcionalidades baseadas em inteligência preditiva e dados comportamentais. A Celero está construindo o futuro do relacionamento entre bancos e o público PJ”, afirma João Augusto Betenheuzer, CRO e cofundador da Celero.
À época da criação da startup, o professor do UniCuritiba, Sérgio Itamar, chegou a dizer que a Celero não era um projeto de faculdade, era um projeto de vida. E estava certo. Os ex-estudantes e agora empresários concordam.
“Nosso propósito é simples, mas poderoso: ajudar os bancos a atenderem melhor as empresas. A Celero transforma dados em inteligência de negócio para o público PJ, com previsibilidade, eficiência e personalização em escala”, explica João Henrique Tosin, CEO e cofundador da Celero.
Com uso de IA e vantagens do Open Finance, a Celero simplifica o controle do fluxo de caixa, consolidando dados para oferecer insights financeiros hiperpersonalizados, aumentando a previsibilidade de receitas para o público PJ.
A tecnologia desenvolvida pelos egressos vem salvando negócios: 54% dos clientes tiveram aumento médio de 20% no lucro operacional. Os usuários também apresentaram uma redução de 37% na inadimplência, enquanto 24% dos clientes diminuíram o prazo de recebimento. Atualmente, a Celero processa cerca de R$1 bilhão em transações mensais.
Com o modelo de negócio B2B (em que bancos e fintechs contratam a solução e a oferecem aos clientes pessoa jurídica), a Celero disponibiliza suas ferramentas a dezenas de instituições bancárias do Brasil. A tecnologia utilizada é 100% proprietária e a empresa já conta com cerca de 100 colaboradores.
O que começou como um projeto universitário tornou-se uma referência nacional em soluções financeiras para negócios. A Celero segue crescendo com base em tecnologia, visão estratégica e no compromisso de transformar a realidade das empresas brasileiras — e tudo isso começou no UniCuritiba.
Titans Lab no UniCuritiba
Para inspirar novos negócios, fomentar a visão empreendedora e acelerar startups no meio acadêmico, a Ânima – da qual o UniCuritiba faz parte – lançou neste ano o Titans Lab. O programa investirá R$ 3 milhões em startups de estudantes em cinco estados, incluindo o Paraná.
No UniCuritiba, ao menos cinco projetos receberão suporte para transformar ideias em negócios escaláveis. “Nosso objetivo é transformar ideias criativas em startups de sucesso, ao ponto de retornar aos estudantes um valor no mínimo equivalente ao investimento que eles fizeram em sua formação acadêmica”, explica Marcela Xavier, diretora-adjunta do UniCuritiba.
Dividido nas etapas de inscrição, seleção, avaliação, aceleração e alavancagem, o Titans Lab vai oferecer mentoria com especialistas, infraestrutura (coworking, laboratórios, bootcamps), acesso a investidores e rodadas de negócios. “No UniCuritiba, não ensinamos apenas a pescar, nós turbinamos a pescaria. E o Titans Lab é a nossa aposta para formar a próxima geração de ‘joões’, como os da Celero", completa Marcela.
Segundo ela, a história da Celero é a prova de que boas ideias, quando cultivadas no ambiente acadêmico certo, podem virar casos de sucesso. “Com o Titan Labs, vamos nutrir ainda mais esse ambiente fértil que conecta educação, inovação e impacto socioeconômico.”
Sobre o UniCuritiba
O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).
Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.
Sobre a Celero
Fundada em 2016, a Celero oferece soluções de gestão financeira para o público PJ conectado às plataformas das principais instituições financeiras do país. A empresa é pioneira na criação do primeiro e único BFM (Business Financial Management) da América Latina.
Utilizando inteligência artificial proprietária e estratégias de hiperpersonalização, os produtos da Celero permitem que instituições financeiras tenham uma visão de 360º de sua carteira de clientes, fortalecendo o relacionamento com o público PJ e impulsionando a competitividade e expansão do crédito para PMEs.
A Celero se destaca pela inovação em automação e agregação de dados financeiros, garantindo maior precisão, eficiência e personalização para seus clientes, além de aumentar o consumo de produtos chave das instituições para alavancar o relacionamento com seu cliente final.
.gif)
.gif)



.jpg)
.gif)