Coinfra discute plano de obras da Equatorial para ampliar confiabilidade do sistema em Goiás


A última reunião do ano do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Fieg reuniu quinta-feira (06/11) empresários, técnicos e representantes do setor produtivo para debater o plano de obras estruturantes da Equatorial Goiás, voltado a ampliar a confiabilidade do sistema elétrico no Estado. O encontro foi mediado pelo presidente do Coinfra, Célio Eustáquio de Moura, e contou com a presença do assessor de Relações Institucionais da Equatorial Goiás, Humberto Eustáquio Tavares, e do engenheiro de Planejamento da Distribuição, Augusto Moreira da Silva, que detalhou os investimentos e ações da companhia para o quadriênio 2025-2028.

De acordo com Augusto Moreira, o plano da Equatorial é resultado de um diagnóstico detalhado do sistema elétrico estadual, que mapeou gargalos de abastecimento e definiu soluções de curto, médio e longo prazos. “As ações de curto prazo já foram implementadas, permitindo avanços significativos na confiabilidade do sistema. Agora, estamos voltados para investimentos estruturantes, que envolvem novas subestações, ampliação de capacidade e reforço de linhas de distribuição em todas as regiões do Estado”, explicou.

O engenheiro destacou que o planejamento prevê entregas completas, desde as subestações até as linhas que chegam ao consumidor final, totalizando R$ 2,9 bilhões em investimentos. “Nosso foco é atender à demanda reprimida e preparar a rede para o crescimento de Goiás, garantindo mais energia e menos interrupções no fornecimento”, completou.

Expansão e dinamismo – Durante a apresentação, foram detalhadas obras em todas as regiões do Estado, incluindo novas subestações em Goiânia, Luziânia, Rio Verde, Anápolis, Formosa e Morrinhos, além de ampliações de transformadores e linhas de alta tensão de 69 e 138 kV.

Segundo Humberto Eustáquio Tavares, os investimentos demonstram o compromisso da Equatorial com o desenvolvimento de Goiás. “Nosso trabalho é imprimir dinamismo às melhorias e ampliar a cobertura de forma planejada, para que a expansão do sistema acompanhe o crescimento da economia goiana e a chegada de novos empreendimentos industriais”, ressaltou.

Atualmente, a Equatorial atua em sete distribuidoras no país e mantém estoque permanente de transformadores e equipamentos, o que permite maior agilidade na execução das obras e manutenção do sistema.

Para Célio Eustáquio de Moura, presidente do Coinfra, a discussão reforça o papel da energia como base da competitividade industrial. “A energia é um insumo determinante para a competitividade industrial e fator decisivo na atração de novos investimentos. O diálogo com a Equatorial é fundamental para que possamos alinhar necessidades e contribuir com soluções que garantam estabilidade e eficiência ao abastecimento elétrico”, afirmou.

Participações e próximos passos – O encontro contou com presença de conselheiros do Coinfra, do presidente emérito da Fieg, Pedro Alves de Oliveira; dos presidentes Anastácios Dagios (Comdefesa-Goiás) e Sarkis Curi (CIC); e do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia.

A reunião marcou o encerramento das atividades técnicas do Coinfra em 2025. O colegiado voltará a se reunir no dia 25 de novembro, em um almoço de confraternização entre os conselheiros.

Notícias relacionadas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Japan Security