A
Black Friday já se consolidou como um dos momentos mais aguardados do
calendário de consumo, movimentando bilhões em vendas e atraindo milhões de
brasileiros em busca de descontos. Mais do que uma simples data promocional,
ela se tornou um verdadeiro termômetro do comportamento do consumidor,
revelando tendências, preferências e estratégias de compra.
Neste
ano, os dados coletados pela CDL Uberlândia mostram que 84% dos entrevistados
pretendem aproveitar a data para economizar, e as expectativas são altas! Entre eles, 55% esperam descontos entre 41% e
60%, 26% buscam reduções acima de 60%, 15% apostam em descontos de 21% a 40% e
apenas 4% mantêm uma visão mais cautelosa, aguardando ofertas entre 10% e 20%.
Quanto
ao valor médio estimado das compras, 41% devem gastar entre R$ 500 e R$ 1.000,
33% até R$ 500, 20% entre R$ 1.000 e R$ 3.000 e 6% acima de R$ 3.000. A
expectativa é que os consumidores adquiram de 1 a 3 produtos (59%), de 3 a 5
itens (24%) ou mais de 5 (17%).
Os
segmentos mais buscados neste período são: moda (68,5%), produtos de beleza
(51,9%), eletrônicos (44,4%), casa e decoração (31,5%), eletrodomésticos
(24,1%), alimentos e bebidas (22,2%) e viagens (11,1%).
Consumidores buscam compras mais seguras na Black Friday
O
entusiasmo pelas ofertas vem acompanhado de cautela: o medo de fraudes se
tornou um fator decisivo no comportamento de compra durante a Black Friday. O
levantamento aponta que as principais preocupações são as fraudes online (46%),
seguidas por produtos de baixa qualidade (24%) e falta de estoque (21%). Além
disso, 34% dos respondentes afirmaram já ter tido uma experiência negativa na
data.
“Muitos consumidores ainda associam a Black Friday aos casos de ‘falsos descontos’, em que o preço é aumentado dias antes para depois ser reduzido artificialmente, criando a sensação de promoção. Vale destacar também os golpes digitais, como sites falsos, links suspeitos e ofertas irresistíveis enviadas por e-mail ou redes sociais. Por isso, é importante verificar a reputação das lojas, conferir o histórico de preços, utilizar meios de pagamento seguros e desconfiar de ofertas ‘imperdíveis’ que parecem boas demais para ser verdade. Essa atenção redobrada mostra que, além da busca por economia, a segurança se tornou um fator decisivo no comportamento de compra durante a data”, explicou a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia de Queiroz.
Compras online lideram a preferência dos consumidores na Black
Friday
As
lojas online concentram a preferência da maior parte do público (41%), enquanto
as compras presenciais foram apontadas por 13%. Já 41% dos entrevistados
afirmaram que pretendem adquirir produtos e serviços em ambos os canais.
“As
plataformas digitais ganham a atenção do consumidor neste período porque
permitem a comparação de preços entre diferentes varejistas em segundos. Outra
estratégia comum e bem-sucedida nos canais online é a utilização de cupons e
códigos promocionais”, afirmou a executiva.
Ela
também destacou que, durante a Black Friday, a concorrência no mercado online
atinge seu auge, e por isso é essencial que as empresas reforcem sua presença
digital.
“Estar bem posicionadas nas redes sociais, sites e plataformas de vendas aumenta a visibilidade da marca, atrai novos clientes e potencializa as conversões. Além disso, consumidores estão cada vez mais conectados e pesquisam preços, avaliações e promoções antes de comprar — o que significa que uma presença digital forte e estratégica pode ser o diferencial entre vender muito ou passar despercebido”, completou.
Presença online é destaque em capacitação da CDL para o fim de ano
Para
fortalecer as estratégias digitais das empresas neste fim de ano, a CDL
Uberlândia realizará gratuitamente mais uma Feira de Oportunidades, que contará
com a palestra “Mídias Sociais e Influência Digital”, ministrada pelo TEDx
Speaker, LinkedIn Top Voice e especialista em Marketing Digital Cristiano
Santos.
A entrada será 1 kg de alimento não perecível, e as inscrições podem ser feitas aqui.
Black Friday também deve movimentar o consumo em Minas Gerais
O
movimento é otimista também em âmbito estadual. De acordo com a Federação das
Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), a maioria dos
mineiros (43,9%) pretende aproveitar a oportunidade para antecipar suas
compras, e 67,1% dos consumidores do estado afirmaram que vão aumentar o
consumo durante o período da Black Friday.
“Essa
é uma data que ganhou força no Brasil, tendo em vista a oportunidade de comprar
com bons descontos. Isso tem refletido na antecipação das compras natalinas,
reforçando o papel estratégico da Black Friday para o varejo. Assim como os
consumidores se beneficiam com as promoções, os lojistas aproveitam para
ampliar o faturamento e reduzir a pressão sobre o estoque em dezembro”,
analisou Vinícius Carlos Silva, economista da FCDL-MG.



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