Setor de transporte é destaque em debate sobre transição energética

 Discussão reforça o papel da CNT na construção de uma transição energética viável, equilibrada e alinhada às necessidades do transporte brasileiro

A gerente executiva de Meio Ambiente da CNT, Érica Marcos, destacou, nesse sábado (14), as iniciativas da entidade para promover uma transição energética justa e sustentável no setor. Ela participou do painel “Transição energética e transportes”, organizado pela Petrobras no Pavilhão Brasil da Green Zone da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30.

Érica reforçou que a preocupação com a transição energética integra a atuação estratégica do Sistema Transporte, que vem produzindo uma série de estudos técnicos voltados à descarbonização, sempre com foco em soluções aplicáveis ao dia a dia do transportador.

Ao apresentar a linha de publicações desenvolvida pela área ambiental – que já abordou biometano, eletromobilidade, hidrogênio renovável, diesel verde e combustível sustentável de aviação (SAF) –, Érica destacou também as parcerias com universidades como a UnB (Universidade de Brasília) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que têm aprofundado análises sobre viabilidade operacional e redução de emissões.

Segundo a representante da CNT, a entidade defende “a diversidade de fontes energéticas” e a adoção de alternativas que ofereçam resultados concretos sem comprometer a sustentabilidade econômica das empresas. Ela citou combustíveis como o HVO e o SAF como exemplos promissores. Ao final, Érica ressaltou que a CNT trabalha para que a transição energética ocorra de forma equilibrada entre modalidades e segmentos, preservando competitividade e empregos.

Com estudos técnicos, diálogo institucional e defesa por políticas públicas viáveis, a Confederação busca garantir que a descarbonização avance sem provocar rupturas econômicas, afirmou a gerente. A proposta é contribuir para um futuro de baixa emissão que esteja alinhado às necessidades do país e das empresas que compõem o transporte brasileiro.

O debate foi mediado pelo gerente de soluções e armazenamento de energia da Petrobras, Renato Palhano, e contou com a participação de Alex Gasparetto, presidente da Petrobras Biocombustíveis, e Angela Oliveira, analista da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Japan Security