Levantamento do Instituto França mostra a governadora à frente em todos os cenários estimulados e com aprovação superior à desaprovação
Foto: Renato Santos.
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), aparece na liderança da corrida pelo Palácio do Buriti e chega ao período pré-eleitoral com saldo positivo na avaliação de sua gestão, segundo pesquisa do Instituto França divulgada nesta quarta-feira (1º).
No principal cenário estimulado para o Governo do Distrito Federal, Celina registra 26,42% das intenções de voto, abrindo vantagem de mais de seis pontos percentuais sobre o segundo colocado, que aparece com 20,15%. Os demais nomes ficam abaixo de 14%.
Em um cenário mais enxuto, com apenas cinco candidatos, a governadora amplia a liderança e alcança 28,81% das intenções de voto. O segundo colocado soma 20,60%, enquanto o terceiro registra 16,12%.
Liderança nos cenários
Os números indicam que Celina Leão inicia a pré-campanha em posição de destaque. Além de liderar os dois cenários estimulados apresentados pelo instituto, ela também aparece à frente na pesquisa espontânea.
Nesse levantamento, em que os entrevistados respondem sem receber uma lista de candidatos, Celina é citada por 17,16% dos eleitores. O segundo nome mais lembrado registra 7,46%, menos da metade do desempenho da atual governadora.
Apesar do índice ainda elevado de indecisos, comum em levantamentos realizados mais de um ano antes da eleição, a vantagem de Celina sobre os demais concorrentes aparece de forma consistente.
Para o cientista político Paulo Melo, o resultado mostra que a governadora ainda tem margem para avançar junto ao eleitorado.
“Celina Leão aparece em uma posição competitiva, mas ainda tem espaço para crescer. Se conseguir ampliar sua presença nas regiões administrativas e consolidar a aprovação da gestão, pode chegar à eleição com força real para vencer ainda no primeiro turno”, afirmou.
Aprovação da gestão
A pesquisa também mediu a avaliação do governo distrital. Segundo o levantamento, 42,99% dos entrevistados aprovam a gestão de Celina Leão, enquanto 39,85% desaprovam a administração. Outros 17,16% disseram não saber ou não responder.
O resultado coloca a governadora com saldo positivo de aprovação, cenário considerado favorável para quem pretende disputar a reeleição.
Morador do Guará, Yan Marçal afirma perceber uma presença mais constante da governadora nas ações do GDF.
“Eu vejo a Celina mais ativa do que o Ibaneis. Ela aparece mais, está mais próxima das pessoas e passa a impressão de que gosta de gente, de estar na rua e ouvir a população”, disse.
Metodologia
A pesquisa do Instituto França ouviu 1.067 participantes no Distrito Federal entre os dias 18 e 23 de junho de 2026.
O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os números DF-04765/2026 e BR-06776/2026.





.gif)