Fieg e Sifaeg/Sifaçúcar ampliam diálogo com usinas sobre futuro da bioenergia em Goiás

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Sifaeg/Sifaçúcar reforçaram, quarta-feira (19/8), o diálogo com empresas produtoras de bioenergia em Goiás. O presidente da Fieg e presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçúcar, André Rocha, esteve na Decal - Usina Rio Verde, em Rio Verde (GO), e na Usina Nova Gália, em Paraúna (GO), onde conversou com dirigentes sobre o momento vivido pelo setor e as perspectivas para os próximos anos.

Na Decal, André Rocha se reuniu com o diretor executivo da empresa, Cássio Bellintani Iplinsky. Entre os assuntos tratados estiveram os cenários atuais da bioenergia, as transformações do mercado e os desafios para ampliar a competitividade da atividade.

Em operação desde 1986, a Decal produz etanol de cana-de-açúcar e de milho e foi pioneira em Goiás na produção de etanol de grãos. A unidade conta com cerca de 600 colaboradores e gera mais de mil empregos indiretos. A produção é apoiada por uma área cultivada superior a 8 mil hectares de cana-de-açúcar, entre áreas próprias e de parceiros.

Em Paraúna, André Rocha foi recebido pelo presidente da Usina Nova Gália, Jean Luc Paquereau, e por diretores da empresa. As conversas incluíram a conjuntura da bioenergia nos mercados regional e nacional e os efeitos da volatilidade geopolítica e dos conflitos internacionais sobre combustíveis e insumos.

Na safra 2025/26, a Usina Nova Gália moeu 2,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e gerou aproximadamente 1,5 mil empregos diretos e indiretos na região.

A aproximação com as empresas permite à Fieg e ao Sifaeg/Sifaçúcar acompanhar de perto as mudanças na atividade, conhecer demandas da indústria e ampliar a interlocução em torno de temas que influenciam a competitividade dos biocombustíveis em Goiás.

As duas agendas reforçam a atuação conjunta das entidades na defesa de um ambiente favorável ao desenvolvimento da indústria de bioenergia, à inovação e à geração de emprego e renda no Estado.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Japan Security