BRB

CBRA virtual foi um sucesso e superou todas as expectativas

Cerimônia de encerramento teve agradecimentos, novidades da próxima edição e premiação

A primeira versão virtual do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2020) superou todas as expectativas traçadas pela comissão organizadora. Foram 1750 inscritos, 10 apresentações orais e 48 pôsteres apresentados ao longo dos três dias de evento. Segundo os organizadores, mesmo em formato 100% on-line, o Congresso não deixou nada a desejar e mostrou a qualidade científica da reprodução assistida em diferentes áreas de atuação, além de trazer perspectivas de avanços para o setor nos próximos anos. 


Em sua fala de encerramento, a presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), Hitomi Nakagawa, agradeceu a todos os palestrantes internacionais, comissão científica, patrocinadores e participantes. Para ela, o CBRA proporcionou excelentes reflexões e debates envolvendo questões relacionadas à atuação dos profissionais, à pesquisa e às perspectivas da reprodução assistida para a sociedade. “Agradecemos imensamente aos nossos congressistas, palestrantes, patrocinadores e espectadores, além da equipe de organização que exerceu com maestria os desafios impostos por 2020 em todas as áreas. Se tudo der certo, em 2021 o Congresso voltará a ser presencial e teremos a participação da Louise Brown, que já confirmou a sua vinda. O nosso CBRA em 2022, será realizado em São Paulo, sob a presidência do doutor Edson Borges”, anunciou.


O presidente do CBRA 2020, Roberto Antunes, fez um balanço dos principais destaques do evento e comemorou os resultados desta edição. Para Antunes, o sentimento é de dever cumprido. “Tivemos o mundo inteiro, ao vivo, dentro dos nossos auditórios virtuais, e pudemos receber pessoas que nos acompanhavam entre um compromisso e o outro - e que jamais poderiam ter se ausentado por um final de semana para o encontro presencial. Nossa missão está mais do que cumprida e que venha o CBRA 2021”, comemorou Antunes, que também presidirá o evento no próximo ano.


Antunes também revelou que a comissão do Congresso já está empenhada na organização do CBRA 2021, que acontecerá de 4 a 7 de agosto de 2021, no complexo Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca. “Será a 25ª edição do evento, um marco na história da SBRA, um quarto do século. Temos uma expectativa enorme de público e vamos contar com atrações espetaculares a serem confirmadas. Sem dúvida, vamos tentar fazer um Congresso com o mesmo nível do evento deste ano”, afirmou.


QUALIDADE CIENTÍFICA – Além da presidente da SBRA e do CBRA 2020, também participaram da cerimônia de encerramento a presidente da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA), Maria do Carmo Borges, o diretor científico do CBRA Matheus Roque, o diretor da REDLARA Brasil e ex-presidente da SBRA, Adelino Amaral e o presidente da PRONÚCLEO, Luiz Mauro Gomes.  


Na ocasião, o diretor científico do CBRA 2020 destacou a qualidade e a força da medicina reprodutiva no Brasil. “A medicina reprodutiva no Brasil clinicamente não deixa nada a dever para nenhum lugar do mundo. Tenho orgulho de integrar esse time de especialistas e de fazer parte da SBRA. Ninguém consegue unir  o que nós temos aqui em termos de corpo clínico, técnico, e nosso lado humano”, afirmou Matheus Roque. “Tenho certeza que a luta de toda a comissão organizadora foi oferecer o melhor para todos os participantes”, completou.


A presidente da REDLARA também reforçou a qualidade dos profissionais que integram a SBRA e agradeceu às pessoas que contribuíram para a organização e planejamento científico do congresso. “A comissão de avaliação dos trabalhos científicos teve quatro coordenadores além de mim: Paulo Taitson, Matheus Roque, Daniela Braga e João Batista Oliveira. Foi trabalho em conjunto, onde toda a comissão científica contou com o apoio de mais de 30 colaboradores que nos auxiliaram a organizar esse maravilhoso evento”, afirmou Borges.


Borges finalizou seu discurso lembrando que o CBRA 2021 será realizado conjuntamente com o 15º Congresso Geral da REDLARA. “Apesar da pandemia que nos trouxe tantas apreensões neste ano de 2020, aprendemos a ter mais resiliência, adaptação e criatividade. Em 2021, nós esperamos momentos ainda mais especiais e com ricas trocas científicas em um evento maior, com o 25º CBRA associado ao nosso Congresso Geral, que tenho certeza será um marco em nosso continente. Que 2021 nos traga um evento presencial, seguro e extremamente robusto”, finalizou.


Já o presidente da PRONÚCLEO parabenizou toda a equipe da SBRA e reforçou o papel da embriologia na reprodução assistida. “Nós só temos a agradecer a organização do evento pela oportunidade que foi dada para a nossa equipe de embriologistas. Aproveito também para lembrar que a SBRA, apesar de ser fundada por médicos, é uma entidade que envolve todas as áreas: embriologia, enfermagem, psicologia e tantas outras que estão envolvidas na reprodução assistida”, comemorou Mauro Gomes. 


Premiação – A cerimônia foi encerrada com a premiação do pôster científico mais bem avaliado desta edição, intitulado “Relationship between age and chromosomal ploidy of blastocysts analyzed by noninvasive preimplantation genetic testing for aneuploidies (niPGT-A)”, apresentado por Laura Vagnini, Cláudia Petersen, Adriana Renz, Felipe Dieamant, João Batista Oliveira, Antônio Oliani, Maria Canas, Raul Nakano, Carlos Almodin, Condesmar Marcondes, Álvaro Ceschin, Adelino Amaral, Jonathas Soares, Joaquim Lopes e Antônio Franco e José Franco Júnior. 


Confira também os trabalhos premiados na categoria temas livres orais:


1º Lugar – Validation process of free-DNA medium collection for noninvasive preimplantation genetics test for aneuploidy (niPGT-A)


2º Lugar – Can we predict aneuploidy with morphokinetics parameters?


3º Lugar – Early and late paternal contribution to cell division of embryos in a time-lapse incubation system


Conheça os autores dos trabalhos clicando aqui.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper