BRB

Grupo Asperbras investe na sustentabilidade de processos de Usina Termelétrica

 De acordo com José Maurício Caldeira, da Asperbras, as mudanças são o primeiro passo para a melhoria do processo produtivo da usina de Guarapuava

Usina de Guarapuava, subsidiária do Grupo Asperbras.

O Grupo Asperbras tem focado seus esforços na expansão desde o início do ano. Com esse objetivo, diversos processos foram reavaliados e reformulados para atingir a otimização e verticalização de seus negócios, o que trouxe melhorias para diversas subsidiárias do grupo. Esse foi o caso da Usina Termelétrica de Guarapuava - em pleno funcionamento desde 2018, quando foi adquirida pela Asperbras, a UTE passou por atualizações durante os meses de pandemia. “Essas melhorias permitirão que o processo de produção de energia da usina se torne ainda mais sustentável, ” diz José Maurício Caldeira, sócio acionista do Grupo Asperbras.  

Desde março, a Usina de Guarapuava passou por um processo de modernização e reforma do maquinário. O intuito da atualização dos equipamentos é possibilitar a redução do consumo de biomassa na geração de energia elétrica, tornando a produção mais sustentável, e permitindo que a usina atinja sua capacidade total nominal de produção de 12,3 megawatts por hora. A previsão é de que durante os próximos meses, o complexo passe por todos os testes necessários para que, então, volte à ativa. “A responsabilidade socioambiental é uma realidade para o Grupo Asperbras,” diz o empresário José Maurício Caldeira. “É por esse motivo que investimos, constantemente, em certificações que atestam a sustentabilidade de nosso negócio”, explica Caldeira.

Produção limpa e respeito ao meio-ambiente

Localizada na região centro-sul do Paraná, o complexo de Guarapuava é totalmente focado na produção de energia a partir da biomassa, ou seja, resíduos de fábricas e florestas da região. Considerada por especialistas “energia limpa”, pois provem de recursos naturais renováveis, a energia a partir de biomassa é menos poluente que outras formas de energias.

Sua produção energética abastece indiretamente a planta da Greenplac - fábrica de MDF subsidiária do grupo, instalada em Água Clara (MS) -, por meio de compensação.  Toda a energia da usina é vendida no mercado, e os recursos são usados na compra da energia para a fábrica de MDF. Assim, a energia articulada ao sistema de produção industrial acaba tornando o processo ainda mais sustentável, pois sua combustão devolve à natureza apenas o carbono que a planta utilizou para crescer.

Dessa maneira, a Usina de Guarapuava é parte indispensável na verticalização dos processos da Greenplac, pois alimenta indiretamente o complexo industrial por meio da compensação energética. Além da energia de fontes próprias, a Greenplac também utiliza eucaliptos provenientes de suas plantações, resina de produção interna e água de reuso, tornando-a produtora de 80% dos insumos utilizados na fabricação do MDF.

“A Asperbras está em busca constante de otimização e inovação de todos os seus processos, ” reforça José Maurício Caldeira. “Dessa maneira demonstramos a dedicação do grupo em oferecer produtos e serviços da mais alta qualidade, com responsabilidade ambiental” finaliza Caldeira.

Grupo Asperbras
O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros. Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de três mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.

Assessoria de Comunicação
Escritório de Consultoria e Comunicação ECCO
Izabella Arouca

(11) 3888-1144

(11) 99294-6161
izabella@ecco.inf.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper