Política

Cultura: Gustavo quer ampliar produção local e popularizar uso do Anfiteatro Municipal

Candidato à reeleição diz que vai trabalhar para fomentar a cultura na cidade e atrair grandes espetáculos nacionais e internacionais para o novo espaço, que iniciará operações em 2021


A valorização da cultura aparecidense com investimentos nos artistas e na produção local de música, poesia, artes plásticas, cinema, dança e espetáculos de teatro, por exemplo, são destaque no plano de governo do prefeito e candidato à reeleição, Gustavo Mendanha (MDB). Depois de concluir a construção do Anfiteatro Municipal - um dos principais trunfos de sua gestão na área da cultura - Gustavo quer fazer do local um ponto de encontro de artistas, produtores, gestores da cultura e a comunidade, estimulando a cena cultural da cidade.

O Anfiteatro Municipal deve iniciar suas atividades no início de 2021. A construção do espaço é realizada pela Prefeitura de Aparecida, sob gestão de Gustavo Mendanha, em convênio com o Governo Federal por meio da Secretaria de Cultura. O anfiteatro está localizado no setor Solar Central Park, ao lado da Cidade Administrativa, e tem estrutura de ponta para sediar diversos tipos de eventos como festivais, teatros, encontros artísticos e culturais, workshops, seminários, convenções e formaturas.

São 2,1 mil m² de área edificada com piso superior e inferior, acessibilidade total, sistema de iluminação e sonorização especial, elevador, palco, camarim, plateia com 600 poltronas, galeria, halls e estacionamento. “Será um anfiteatro moderno e bem estruturado para fomentar nossa cultura regional. Um equipamento público que servirá de modelo para outros municípios e que estará à disposição da população de Aparecida. O espaço será palco de importantes eventos em nossa cidade”, diz Gustavo, candidato a prefeito pela coligação Aparecida Com Certeza.

Gustavo Mendanha destaca os diferenciais físicos do Anfiteatro Municipal, cujo novo projeto estrutural contempla modernos sistemas de iluminação, sonorização acústica e acessibilidade. “Com esse importante equipamento público, Aparecida vai entrar na rota de grandes espetáculos tanto nacionais quanto internacionais”, projeta o candidato à reeleição enfatizando que o objetivo da instalação é a promoção do lazer e diversão das pessoas que vivem na cidade. "Com o Anfiteatro pronto e recebendo atrações culturais de todos os tipos, o aparecidense não precisará se deslocar para a capital para assistir a uma peça teatral, a um show ou mesmo para realizar reuniões e convenções", sublinhou.

Além de atrair grandes espetáculos para o Anfiteatro Municipal, Gustavo quer tornar a produção cultural de Aparecida conhecida nacionalmente, divulgando os produtos dos artistas locais em feiras, festivais e mostras nacionais e internacionais. Esse projeto consta do plano de governo do candidato, assim como a criação de programas de estímulo ao cooperativismo entre artistas e produtores. Para apoiar os talentos da cidade, o candidato à reeleição como prefeito já planeja criar também o selo Aparecida de incentivo cultural. Essa iniciativa visa premiar empresas e empresários que investem na cultura aparecidense.

Gustavo, que tem bom relacionamento com a comunidade científica, quer estimular e garantir pesquisas acadêmicas sobre a cultura local de Aparecida. O candidato também anuncia em seu plano de governo o estabelecimento de convênios com as universidades para capacitação de agentes culturais, promoção de projetos de extensão na comunidade, criação de grupos de estudo e pesquisa, e para a produção de material didático na área da cultura e das artes. "Tenho a intenção ainda de construir um memorial para o cantor Leandro, irmão do Leonardo, no nosso Anfiteatro. Sua mãe tem uma obra social importante em nossa cidade e a família merece esse reconhecimento, pois Leandro foi um grande nome da nossa cultura sertaneja", pontuou ainda o gestor.

Cultura ganhou holofotes nos governos do MDB

Nos últimos anos, os governos do MDB em Aparecida se notabilizaram pela valorização da cena cultural do município. Gustavo e o ex-prefeito Maguito Vilela - que é candidato a prefeito de Goiânia - deram novos contornos ao tradicional festival Aparecida é Show, que passou a contar paralelamente com concurso de música para revelação de talentos ‘prata da casa’. Foram criados ainda festivais para apoiar e evidenciar os artistas da música gospel, grupos de dança e teatro da cidade. Também foram realizados eventos que resgatam a história com apoio a grupo de catireiros e de folias de reis e exposições, além de outros grupos que preservam tradições artísticas típicas de Aparecida e de Goiás.

Postar um comentário

0 Comentários