BRB

Prefeitos catarinenses assinam termo de adesão ao ADE Granfpolis

 


A Educação de qualidade está entre as prioridades da gestão dos 22 prefeitos de Santa Catarina. Entre as primeiras ações dos líderes municipais da região da Grande Florianópolis neste novo mandato foi a assinatura do termo de adesão ao Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis. Todos aderiram ao movimento, que iniciou em 2015 e desenvolve diferentes projetos em prol do desenvolvimento da Educação do território. 

21 municípios participam do ADE desde a sua implantação e, de lá pra cá, colaboraram para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no território que, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, teve variação ascendente de 1,7%; e nos anos finais o crescimento foi de 15,1%. A análise comparativa foi feita entre o resultado de 2019 e 2015, quando o ADE foi implantado na região. Em 2021, Governador Celso Ramos também aderiu ao Arranjo, sendo o 22º município do ADE Granfpolis,

“Fizemos a apresentação do ADE Granfpolis aos secretários e tivemos um importante retorno com a adesão de todos os municípios ao programa. Isso mostra a importância que a Educação tem e a preocupação dos líderes municipais em relação ao ensino e à aprendizagem. Queremos continuar apoiando o trabalho colaborativo que tem apresentado grandes avanços na Educação do município e do território e estender o projeto para outros estados”, destaca a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Cristiane da Fonseca.

Nos últimos anos, o ADE realizou formação para professores, coordenadores e gestores escolares com ampla participação dos 21 municípios que faziam parte da Granfpolis (Associação de Municípios da Grande Florianópolis). Em 2020, as ações envolveram mais de mil profissionais da Educação das redes municipais e se expandiram para toda a comunidade escolar. Para este ano, o ADE Granfpolis prevê um novo diagnóstico das necessidades do território para a definição das metas e dos projetos a serem desenvolvidos. 

O que são os ADEs?

Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto - e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da Educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).

Dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos ADEs no Brasil, o Instituto Positivo (IP) é parceiro da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), em Santa Catarina, que em uma articulação pioneira, lançaram em 2015 o primeiro ADE do sul do país. "No início deste trabalho, eram pouquíssimos os municípios que estavam organizados em Arranjos e, para compreender na prática como o mecanismo funcionava, o IP decidiu apoiar e facilitar a implantação do ADE Granfpolis", explica Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo. 

Para quem quiser saber mais sobre esse mecanismo de colaboração que, atualmente, direciona 14 grupos e envolve 243 municípios brasileiros em benefício da Educação, o Instituto Positivo disponibiliza gratuitamente o guia “Arranjos de Desenvolvimento da Educação: caminhos para implantação e gestão”, um documento inédito a nível nacional que pode ser acessado gratuitamente no site do Instituto Positivo.


Sobre o ADE Granfpolis

Entre os anos de 2015 e 2020, 21 secretários de Educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta, a fim de alcançar as quatro metas territoriais, definidas em comum acordo e que visam melhorar a qualidade do ensino no território. Fazem parte do ADE Granfpolis os municípios de: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper