BRB

O "barulhinho na cabeça" e a terceira idade

 O que é o tal zumbido nos ouvidos que idosos costumam ter?


 

É muito comum que em pessoas mais velhas surja uma espécie de “barulhinho”, que parece vir tanto da cabeça como dos ouvidos. Geralmente esse sintoma aparece junto de alguns níveis de surdez na pessoa idosa, o que leva muitos a acreditarem que o tal barulho  – espécie de zumbido, é um dos indícios da perda de audição.

Apesar disso, esse zumbido não necessariamente está relacionado a surdez. É, por sua vez, "um sintoma que faz parte do envelhecimento auditivo da qual estamos todos sujeitos", explica a médica otorrinolaringologista especialista em otoneurologia Rita de Cássia Guimarães.

Alguns fatores podem colaborar para o início precoce ou potencializado do tal barulhinho, como por exemplo distúrbios metabólicos, ortopédicos, neurológicos ou até mesmo alguma alteração na estrutura dos próprios ouvidos.

Isso não significa, entretanto, que esse sintoma seja totalmente normal e deva ser deixado de lado. O zumbido pode estar relacionado a questões como insuficiência cardíaca e descontrole da hipertensão arterial, além de gerar problemas relacionados ao sono e até contribuir para distúrbios cognitivos como demência.

Para Rita, é importante fazer checkups com frequência, e se manter atento não só com o zumbido em si, mas também com possíveis sequelas geradas pelo mesmo, afinal muitas pessoas mais velhas não se sentem incomodadas com o sintoma, ao ponto de nem sequer relata-lo á outras pessoas: “É relevante que familiares e cuidadores dos idosos prestem atenção sobre a necessidade do comparecimento a um médico otorrinolaringologista.”

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com

Email: ritaguimaraescwb@gmail.com

Telefone: (41) 3225-1665 - 41-99216-9009

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper