BRB

O exemplo vem de fora! Embaixadas se mobilizam para apoiar o Projeto Adote um Espaço Criança

Projeto Adote um Espaço encerra ano com ajudas mais que especiais vindas de outras nacionalidades.

Embaixadas da Armênia, Austrália, China, Israel e República Dominicana foram os destaques internacionais que doaram diversos artigos infantis para equipar Unidades Básicas de Saúde em Brasília

O projeto Adote um Espaço Criança, que integra a campanha Vem Brincar Comigo, promovida pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância do Governo do Distrito Federal (SPSPI/GDF), equipou mais duas unidades básicas de saúde (UBS) em Brasília esta semana. Por intermédio do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), foi inaugurado nesta quinta-feira (16), foi inaugurada o Espaço Criança da UBS 1 do Núcleo Bandeirante, com apoio da Embaixada da Austrália. Na terça-feira (14) foi a vez do Espaço Criança da UBS 3, da Vila Planalto, com doações da Embaixada da Armênia.

Nesta quinta-feira (16), inauguração do Espaço Criança na UBS 1 do Núcleo Bandeirante, com apoio da Embaixada da Austrália | Foto: Divulgação/EAI-DF

Entre os itens doados para cada uma das UBSs estão jogos de mesas infantis, lápis de cor, brinquedos pedagógicos, tapetes emborrachados, livros, entre outros. O Adote um Espaço Criança é realizado anualmente, desde o início da gestão do governador Ibaneis Rocha. As entregas desta semana encerram as atividades do projeto em 2021.

Representando a chefe do EAI, Renata Zuquim, a assessora especial Louise Alves destacou a importância do trabalho conjunto com as embaixadas. “A troca de experiências entre o GDF e as representações diplomáticas aqui presentes é de vital importância para o aperfeiçoamento das políticas públicas e sociais. Essa vivência se torna ainda mais eficaz quando resulta em ações como esta, que chegam na ponta e beneficiam diretamente a população do DF”, enfatiza Louise.

A titular da SPSPI, Anucha Soares enfatiza os benefícios que o Espaço Criança pode promover. “Como costuma dizer a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, brincar é coisa séria. A brincadeira contribui com o desenvolvimento neurológico, emocional, cognitivo, e com a coordenação motora. E o Espaço Criança implantado nas UBSs e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), é um lugar que promove o lúdico, acolhe as crianças e serve também como um apoio para os pais”, diz.

Para o encarregado de negócios da Embaixada da Armênia, Armen Tepanyan, a experiência de colaborar com ações em prol da população do DF é valiosa. “Esperamos participar de mais ações”, afirma.

O encarregado de negócios da Embaixada da Austrália, Andrew Edge, também celebrou a parceria com o GDF. “Em 2020, comemoramos o 75º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e Austrália e nossos laços nunca estiveram tão fortes. Além do nosso histórico de cooperação científica, ampliamos os vínculos interpessoais, educacionais e de saúde. Obrigado pela oportunidade de apoiar esse projeto. Apreciamos muito a parceria com o Escritório de Assuntos Internacionais”, pontua Edge.

O Adote um Espaço Criança é um projeto que beneficia crianças, pais e responsáveis que utilizam as UBS. Como ressalta o diretor da Atenção Primária da Região Centro-Sul, Patrick Damasceno, representando a Secretaria de Saúde, “o espaço adequado para receber as crianças é um motivador para que elas venham às consultas. É um local para recebê-las e acolhê-las”, celebra o diretor.

UBS 1 do Jardins Mangueiral também ganhou um Espaço Criança

Com doações da embaixada da República Dominicana, a ação foi intermediada pelo Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal

O GDF inaugurou, nesta quarta-feira (8), o Espaço Criança da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Jardins Mangueiral. Por intermédio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF), o local foi equipado com doações da embaixada da República Dominicana no Brasil. O projeto “Adote um Espaço Criança” integra a campanha “Vem Brincar Comigo”, da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância (SPSPI).

A assessora especial do EAI, Louise Alves, comemorou a entrega. “Esse é um espaço que mostra na prática a importância da cooperação internacional e como ela pode beneficiar as pessoas na ponta. A partir de hoje, as crianças que passarem por este espaço terão contato com o lúdico e com o internacional”, celebra.

Representando a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, a assessora especial da SPSPI, Letícia Ângelo, lembra o sucesso da iniciativa. “Todos os anos temos realizado a campanha Vem Brincar Comigo com o objetivo de alcançar as crianças mais vulneráveis. O Espaço Criança cria um local de acolhimento e que possibilita o desenvolvimento das emoções, relações sociais e muitas outras nuances dentro das UBS e dos Centros de Referência de Assistência Social de Brasília”, afirma.

Para a embaixadora da República Dominicana, Patricia Villegas de Jorge, “o espaço é destinado a aliviar um pouco os momentos que os pequenos pacientes permanecem na UBS. A espera poderá ser um pouco mais agradável dentro deste centro de saúde”, acredita. O assessor especial da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde do DF, Glauco Pontes Polonini, concorda. “Este espaço é importante para que as crianças que passam por aqui saibam que a Unidade Básica de Saúde é um lugar bom, onde elas vêm para serem cuidadas”, conclui.

UBS 3 de Sobradinho também inaugurou Espaço Criança com apoio da Embaixada de Israel

Iniciativa articulada com o auxílio do Escritório de Assuntos Internacionais vai beneficiar cerca de 24 mil pessoas atendidas na UBS 3 de Sobradinho

Nesta terça-feira (7) mais um Espaço Criança foi inaugurado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), desta vez na Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 de Sobradinho, com apoio da Embaixada de Israel. A iniciativa, articulada com o auxílio do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), faz parte da campanha Vem Brincar Comigo, da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância (SPSPI), e deve beneficiar mais de 24 mil pessoas que são atendidas no local.

Novo Espaço Criança foi inaugurado pelo GDF na Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 de Sobradinho, com apoio da Embaixada de Israel | Foto: Divulgação/Escritório de Assuntos Internacionais

Para compor o espaço, a Embaixada de Israel doou brinquedos, livros, mesas, cadeiras, tapete emborrachado modular, além de pintar a sala com personagens infantis de Israel. Para o embaixador Daniel Zonshine, levar livros infantis de autores israelenses e pintar os personagens da autora Lea Goldberg nas paredes do espaço ajuda a aproximar as duas culturas e a levar um universo lúdico para essas crianças.

“Estamos saindo de uma situação complicada devido à pandemia de covid-19 (...). Ter a oportunidade de proporcionar esse espaço às crianças, em uma unidade de saúde, é muito importante”Daniel Zonshine, embaixador de Israel

“Estamos saindo de uma situação muito complicada devido à pandemia de covid-19, que trouxe e continua trazendo muito sofrimento a todos. Por isso, ter a oportunidade de proporcionar esse espaço às crianças, em uma unidade de saúde, é muito importante”, afirma.

Na ocasião, a assessora especial do EAI, Louise Alves, lembrou a importância da cooperação internacional. “Um dos objetivos do EAI é promover a integração do DF com o âmbito internacional, de forma a proporcionar iniciativas como esta, que beneficiam a população e fortalecem os laços de amizade e cooperação entre os países”, pontua.

Representando a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, a assessora especial da SPSPI, Letícia Ângelo, lembrou que a entrega do Espaço Criança faz parte da campanha Vem Brincar Comigo. “É algo que realizamos todos os anos, desde o início desta gestão. São em espaços assim, lúdicos, que conseguimos acolher e incentivar a criatividade das crianças”, diz.

Segundo a titular da Gerência de Serviços à Atenção Primária 4 (GSAP 4), Natália Araújo Paiva, todos os dias a UBS 3 de Sobradinho atende uma média de 350 pessoas, das 7h às 19h. “Esta é uma área muito vulnerável e, com certeza, o espaço será muito bem aproveitado pelas crianças”, comemora.

GDF inaugura 20 Espaços Criança com apoio da Embaixada da China

Ação é fruto da articulação do Escritório de Assuntos Internacionais

“Quando adotamos um Espaço Criança, estamos dando condições para que essas crianças estejam em ambientes lúdicos, onde se pode trabalhar suas emoções, as relações sociais, a criatividade e muitas outras coisas”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

Um evento on-line realizado nesta quarta-feira (8) inaugurou 20 Espaços Criança no Distrito Federal. Por intermédio do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) do Governo do Distrito Federal (GDF), a Embaixada da China doou livros, brinquedos e outros artigos infantis para compor os espaços em 18 unidades básicas de saúde (UBS) e dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A parceria entre GDF e embaixada chinesa ocorre como parte da iniciativa Adote um Espaço Criança, que integra a campanha Vem Brincar Comigo, realizada anualmente pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância (SPSPI).

Presente no evento, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, lembrou que a China participa da campanha há três anos consecutivos. “Essa é a prova de que solidariedade é um ato que ultrapassa fronteiras”, afirmou.

“Quando adotamos um Espaço Criança, estamos dando condições para que essas crianças estejam em ambientes lúdicos, onde se pode trabalhar suas emoções, as relações sociais, a criatividade e muitas outras coisas”, explica a secretária, que também agradeceu o empenho da chefe do EAI, Renata Zuquim, “nosso grande elo com as embaixadas e organismos internacionais”.

A inauguração em evento on-line contou com participação de representantes de todas as UBSs contempladas com novos Espaços Criança | Foto: Divulgação/EAI

Para Zuquim, a cooperação internacional é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. “O GDF não mede esforços para promover a integração entre Brasília e as representações diplomáticas aqui residentes, porque acreditamos que a troca de experiências e boas práticas entre os países pode contribuir muito no desenvolvimento de políticas públicas de excelência”, acredita.

“Além disso, as parcerias e meios de implementação fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 17, e impactam diretamente no cumprimento de outros ODS, como o 10, que trata a respeito da redução das desigualdades, e o 3, sobre saúde e bem-estar. Por isso, essa iniciativa mostra na prática o comprometimento do GDF com a Agenda 2030 e como os ODS norteiam nossas ações”, completa a chefe do EAI.

A embaixatriz da China, Lu Yanliu, agradeceu a oportunidade de contribuir com o Vem Brincar Comigo. “É com grande satisfação que represento a Embaixada da China na adoção desses Espaços Criança. Por causa da pandemia não temos tido a oportunidade de nos reunir, mas tenho acompanhado e apreciado o trabalho do GDF”, diz. Além das autoridades, os representantes das UBS também participaram da cerimônia virtual.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.tbr/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo 

 

ANDERSON MIRANDA

Administrador, Jornalista, Gestor Imobiliário. Especialista em Avaliação Imobiliária. Perito Avaliador do TJDFT. Editor-Chefe Grupo M4. Diretor-Proprietário da M4 Adm. Imobiliária Comunicação e Marketing Ltda. Jornalista e Fotógrafo - DRT 12.802/DF. Sites: https://grupom4.com.br, https://tribunadobrasil.com.br e https://andersonmiranda.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos