Advocacia segue tendência de ‘mesas limpas’



Sustentabilidade chega aos escritórios e a tecnologia amplia o poder da gestão mais simples, segura, eficiente e rápida

Potencializados pela cibersegurança e pelas práticas organizacionais de ESG (ambiental, social e governança), que se preocupam com critérios mundiais de sustentabilidade, os escritórios de advocacia estão cada vez mais seguros, ‘limpos’ e sustentáveis. Além da digitalização dos documentos, que passou também a ser aceita pelos sistemas do judiciário devido à necessidade de atuação remota – até mesmo em audiências, os sistemas internos e softwares auxiliam na informatização e na redução dos volumes impressos e arquivos. Os ganhos para todo o ecossistema jurídico e clientes crescem a cada inovação.

O escritório Vosgerau e Cunha Advogados Associados está no rol das empresas que valorizam a sustentabilidade na advocacia e já reduziu 95% a utilização e armazenamento de papel com os processos eletrônicos, criando ‘mesas mais limpas’. O escritório cita que outras reduções já foram implantadas e que pensam em constante evolução nesta matéria. Impulsionados, inclusive, por grandes clientes, tais como Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Mercado Livre, que possuem boas práticas consolidadas, o escritório ‘Vosgerau e Cunha’ colhe economia de energia, redução de deslocamentos e eficiência estrutural.

Segundo Sérgio Vosgerau, sócio do escritório e parceiro da Preâmbulo Tech desde 1999, - desenvolvedora de softwares jurídicos que visa a melhoria contínua da gestão nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos das organizações, os clientes veem com bons olhos os fornecedores que possuem ESG. Entretanto, não apenas por seguir as tendências das grandes corporações que inspiram suas operações, mas principalmente pelo ganho mundial e pela evolução das rotinas. “Muitos dos clientes além de incentivar que tenhamos boas práticas, chegam a cobrar que as suas fornecedoras tenham a sustentabilidade como rotina, inclusive mensuradas, para que possam atuar em parceria. Sendo assim, além de estarmos ajudando o planeta, estamos construindo uma comunidade preocupada com o futuro numa categoria econômica que tradicionalmente possuía muito fluxo de papel e gasto energético”, afirma.

O sócio Bruno Roberto Vosgerau, que também é professor universitário, acrescenta que a agilidade motivada pela tecnologia e implantação de uma gestão mais inovadora, gera ganhos além da redução de papel, insumos e deslocamento. “Sistemas de gestão que possuem workflow, tal como o CPJ-3C, geram economia de energia elétrica, pois economiza até mesmo o tempo que precisamos para analisar as publicações, os processos dos clientes e o andamento das atividades, que auxilia ainda na redução do tempo do advogado no processo. A visão global é de que os escritórios estão passando a ter um gerenciamento melhor das suas agendas e atividades, provocando uma melhoria quantitativa e qualitativa em todo o sistema jurídico, despertando para uma geração ainda mais estratégica no Direito, que num futuro breve receberá inovação também nas faculdades e universidades”, vislumbra o advogado.

O time do Vosgerau e Cunha esclarece que o ganho informacional nas práticas de compliance são um legado da segurança da informação dos sistemas. A advogada Vera Maria Correa de Lima ressalta que a geração de relatórios auxilia nas auditorias dos clientes e que a customização dos sistemas vem ao encontro da satisfação das necessidades destes parceiros, além da assertividade da jurimetria. “Todas essas análises, em conjunto com a redução do desperdício de tempo, devido ao compilamento das informações, tornam a atuação mais positiva, sendo um benefício revertido ao cliente e às equipes”, declara.

Entre os desafios dos escritórios nas questões da sustentabilidade e inovação estão a busca contínua pelo aperfeiçoamento do ser humano como pensador e criativo, por meio da tecnologia e melhorias dos processos. “O nosso lema é jamais se acomodar e lutar pela simplificação, tornando a automatização e os robôs aliados para gerar valor ao trabalho”, revela Sérgio Vosgerau.

Andreia Andreatta, diretora Comercial e de Marketing da Preâmbulo Tech, menciona que a empresa vem atuando no desenvolvimento de soluções que contribuem para o desenvolvimento da Advocacia por meio de práticas inovadoras de gestão e implementação de ferramentas capazes de evoluir os processos de trabalho. “Queremos colaborar para que os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos sejam mais sustentáveis, assertivos, seguros e estratégicos. Por meio da educação e da capacitação, estamos fazendo um trabalho com parceiros que fomentam a inovação nas instituições de ensino para ajudar a ampliar a formação dos novos advogados”, finaliza.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos