Acordei de ressaca e agora?

Nutricionista explica riscos do consumo excessivo de álcool, medidas para amenizar
o mal-estar e alternativas para beber sem comprometer a saúde


Não tem dia e nem hora marcada, mas basta chegar o fim de semana para os brasileiros confraternizarem com amigos e familiares bebendo uma cervejinha. Porém, nem sempre o consumo de bebidas alcoólicas é moderado e isso pode se tornar um problema para quem costuma exagerar na dose. Mas, será que esse é um bom motivo para comemorar?

Mal-estar e dor de cabeça são sinais de ressaca

A nutricionista do Fort Atacadista Letícia Tizziani, explica que a ressaca é um alerta do organismo. “Quando o corpo está intoxicado, recebemos diversos sinais, como mal-estar, enjoo, sensibilidade à luz e aos ruídos, boca ressecada, sede, falta de apetite e dor de cabeça, nos olhos, no estômago e no corpo. Em casos mais graves de envenenamento por álcool, ela pode até matar. Então, controlar o consumo e manter cuidados especiais é indispensável”.

Para tratar a ressaca, a primeira dica é beber bastante água. As bebidas alcoólicas têm efeito diurético e, por consequência, aumenta a eliminação de líquidos pela urina, provocando uma desidratação. “Outra estratégia que pode ajudar o corpo a se recuperar mais rápido é intercalar o consumo de água e de álcool. Portanto, beba uma dose de cada. As pedras de gelo na bebida também podem ser alternativas, já que você passa a ingerir uma porcentagem de água misturada nos drinks. Essas são recomendações simples, mas que fazem toda a diferença na prevenção e na recuperação do organismo”, destaca a nutricionista.
Uma dúvida comum é a função dos doces na ressaca. É mito ou verdade? Comer um docinho ajuda amenizar os sintomas? Letícia afirma que a glicose contribui para a eliminação do álcool no organismo. “A resposta é sim! Se o açúcar for natural, o efeito é maior. Opte por frutas como o melão e a banana. A primeira opção é composta parcialmente por água e ajuda a hidratar o corpo. Já a segunda é rica em vitaminas e minerais, que auxiliam na redução dos sintomas, principalmente da azia. Se preferir beber suco, aposte nas frutas cítricas, como laranja e abacaxi com hortelã”.

A alimentação também necessita de cuidados para evitar que os sintomas se arrastem pelo resto do dia. Por isso, a nutricionista recomenda refeições leves e com pouca gordura. “Dê preferência a alimentos ricos em água, como melancia, água de coco e chás ou sucos naturais que auxiliem na recuperação do organismo. O ovo e o chá de gengibre são excelentes escolhas no processo de desintoxicação. Também são opções o macarrão, que é rico em carboidratos, a abóbora, que atua para o bom funcionamento do sistema digestivo, e as folhas verdes escuras, que ajudam a desintoxicar o organismo”.

Para quem gosta de saborear bebidas fermentadas, mas quer evitar a ressaca, pode optar por cervejas sem álcool, que também podem ser apreciadas por grávidas, pessoas em tratamento médico e motoristas. “A cerveja sem álcool é antioxidante, ou seja, retarda o envelhecimento celular, é menos calórica, contém vitaminas do complexo B, tem ácido fólico responsável pela manutenção do sistema neurológico e funciona como isotônico. Pode ser encontrada facilmente com diferentes marcas no Fort Atacadista”, orienta Letícia.

Nutricionista afirma que a ressaca é um alerta do organismo


Fotos: Divulgação
--------------------

SOBRE O GRUPO PEREIRA - Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 93 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 47 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 10 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 610 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos