A festa de Brasília teve corrida de rua

 A primeira etapa do Circuito BSB de Turismo Esportivo marcou o início das comemorações do aniversário da Capital. A corrida reuniu moradores e turistas em um percurso que passou por alguns dos principais monumentos turísticos da cidade e contou com o apoio da Setur/DF





 
 Foto: Renato Braga Setur/DF
 
Os corredores de rua celebram os 62 anos da Capital Federal com a primeira etapa do Circuito BSB de Turismo Esportivo. Uma prova empolgante, com o circuito no coração da cidade, que passou por atrativos turísticos, com largada em frente ao Complexo Cultural Funarte. A prova, que contou com o apoio da Secretaria de Turismo do DF, reuniu 4 mil participantes de 17 estados do país. Os aletas percorreram trechos de 3, 5 ou 10 quilômetros.
 
O Circuito BSB de Turismo Esportivo é um dos diversos projetos que a Setur/DF vem apoiando com o intuito de alavancar o turismo esportivo, atraindo mais hóspedes, movimentando a cadeia produtiva, desde o transporte, restaurante, hotelaria, artesanato e todo o segmento.



 
 Foto: Renato Braga Setur/DF

O Circuito recebeu atletas de 17 estados: Goiás, Tocantins, Maranhão, Paraná, Roraima, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Ceará, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Santa Catarina entre outros
.
Brasília é um destino turístico conhecido e querido pelos atletas corredores de todo o país. Suas largas avenidas, planas e cheias de belas paisagens, monumentos que enchem os olhos e atraem, cada vez mais, visitantes para praticar atividade física na cidade. É o caso do atleta Otoniel Severino, o pernambucano veio prestigiar a corrida e participar do aniversário da capital. ”Sempre que tenho oportunidade participo das corridas de rua aqui em Brasília, e hoje estou prestigiando o aniversário da cidade. Eu gosto muito daqui, principalmente durante os finais de semana e feriados em que as ruas são fechadas, isso é muito importante para quem pratica atividade física e vem de outro Estado, Brasília está de parabéns”, finaliza.

O secretário de Turismo do DF comemorou o sucesso do evento e, principalmente, o aniversário de Brasília. O turismo esportivo potencializa o turismo local e, sobretudo, aquecem a geração de emprego e renda da população. “Este é um dos diversos projetos apoiados pela Setur/DF que estão em andamento desde que a minha amiga Vanessa Mendonça assumiu a pasta, há três anos, e desenvolveu excelentes ações com o apoio do governador Ibaneis Rocha. A nossa missão é dar continuidade a cada um deles, porque consolidam Brasília, como uma capital esportiva”, destaca o secretário do Turismo William Almeida.
 



 Foto: Renato Braga Setur/DF
 
A festa também foi animada na Torre de TV. Os participantes da corrida desfrutaram da apresentação da Banda Marcial do Exército, do Trio Oxente Cerrado e das aulas de dança ministradas pelo professor Eddy Santos.
 
Artesanato presente
 
E também não faltou artesanato na festa para Brasília. Durante o evento os artesãos tiveram a oportunidade de expor seus produtos no centro da Feira da Torre, com destaque para a arte dos povos indígenas. Cerca de 10 etnias apresentaram e venderam seus produtos. Jacy Pataxó, uma das artesãs que participou do evento, celebrou a oportunidade e lembrou da importância de ter diversas tribos no centro da cidade. “Todos esses índios aqui chamam a atenção do povo, porque pouca gente sabe, que temos mais de 30 etnias vivendo na Capital Federal, e poder mostrar e vender nossa arte aqui é maravilhoso. Agradeço o apoio da Secretaria de Turismo”, comemora Jacy.
 
Brasília que corre
 
O mercado local, antes da pandemia, estava ganhando forças e, segundo empresários do ramo, já estava mais aquecido que o do Rio de Janeiro, em um ranking liderado por São Paulo. Praticamente todos os fins de semana Brasília recebia corredores, e os maiores circuitos tinham 6 mil inscritos. E foi justamente essa alta demanda, que fez o DF entrar de vez no cronograma dos eventos organizados por marcas esportivas, a maioria multinacionais. O Circuito BSB de Turismo Esportivo contou com a organização da empresa especializada em corrida, Bruno Atleta.
 
As provas de rua na capital do país movimentam um mercado de pelo menos R$26 milhões por ano, com forte tendência ao crescimento. O poder aquisitivo dos moradores do Distrito Federal consolida o conceito de rua como um segmento promissor. Com o alcance de 89% no índice de vacinados, com dose única ou as duas doses completas, os eventos estão retornando e o mercado já começa a reaquecer. Os praticantes investem alto em inscrições, viagens, vestuário, acessórios, suplementos alimentares e acompanhamento de profissionais especializados. Brasília está pronta para receber todos os visitantes.
 
Premiação
 
5K Categoria Feminino:
 
1ª MARIA GABRIELA JESUS DE SOUZA
2ª SOLANGE MARIA DE CARVALHO OLIVEIRA
3ª FRANNSCISCA ARILANE DA SIEVA FREITAS
 
5K Categoria Masculino:
 
1º ARLANN DE SOUSA FERREIRA
2º JULIO CESAR DE SOUSA CHRISÓSTOMO
3º GEOVANE DA SILVA FARIAS
 
10K Categoria Feminino:
 
1ª ANTONIA KEYLA DA SILVA
2ª CRUZ NONATA DA SILVA
3ª ROSILENE ALVES DE OLIVEIRA
 
10K Categoria Masculino:
 
1º ANTONIO WILSON
2º GIL PAULO DOS SANTOS
3º ALEXANDRE DANTAS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos