BRB

Evento na Adasa conclui mês de ações alusivas ao Dia Mundial da Água

Cerca de cento e vinte crianças e adolescentes acompanharam na quinta-feira (31/3) o encerramento oficial do Mês da Água, durante evento realizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) na sede da autarquia


Além dos jovens e dos membros da diretoria colegiada do órgão, composta pelo diretor-presidente, Raimundo Ribeiro, e pelos diretores Vinícius Benevides, Jorge Werneck, Félix Palazzo e Apolinário Rebelo, servidores e autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF) prestigiaram as ações programadas para o dia.

Em sua fala, o diretor-presidente da Adasa lembrou que o objetivo do encontro foi celebrar não só a relevância dos recursos hídricos, mas o protagonismo de estudantes que representaram suas escolas na gincana promovida pela Agência em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) e Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

“Quero parabenizar todas as escolas que participaram da Gincana da Água e os professores e servidores que se engajaram para promover a conscientização dos seus alunos. A Adasa tem buscado, dentro das suas atribuições institucionais, encontrar os interlocutores certos. Hoje, acreditamos que o grande vetor de transformação da sociedade é a criança. Por esse motivo, procuramos intensificar o diálogo com jovens que estão nas salas de aula”, destacou Raimundo Ribeiro.

Das 15 escolas envolvidas na competição pedagógica, as vencedoras foram: CEF Cerâmicas Reunidas Dom Bosco de Planaltina, em primeiro lugar, Escola Classe 303 de Samambaia, em segundo lugar, e CEF 04 do Gama, na terceira colocação.

Para a aluna Larissa, de 13 anos, aluna do CEF 4 do Gama, a experiência de participar da Gincana da Água foi única. “Aprendemos a trabalhar em grupo e isso foi muito bacana. As tarefas foram trabalhosas, mas valeu a pena, tanto que conquistamos o terceiro lugar. Devemos isso também aos nossos professores e a nossa líder comunitária que nos levou para conhecer o córrego Crispim para que conseguíssemos realizar o trabalho da melhor maneira possível”, comemorou.

Na ocasião, também foi renovado o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Adasa e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, (SEEDF) que dá continuidade às atividades do Programa Adasa na Escola na rede pública de ensino.

“É com muita alegria que estamos aqui hoje, diante de um projeto de 12 anos e que sobreviveu a diferentes gestões. Um projeto que foi idealizado pelo Vinícius Benevides, quando presidente da Adasa, e que segue firme na gestão do Raimundo Ribeiro, duas figuras que sempre investiram na educação ambiental aqui no Distrito Federal. Porque há uma tendência de mudarem os governos e os projetos serem esquecidos”, lembrou a secretária de educação, Hélvia Paranaguá.

Ela reforçou ainda que programas deveriam sempre ser pensados para terem continuidade, independente dos governos. “Especialmente um programa como esse, que desperta nas crianças a consciência sobre a água, o seu valor, a sua importância e a necessidade de sua preservação para a nossa sobrevivência”, enfatizou.

A secretaria de desenvolvimento social, Mayara Noronha, também elogiou o programa e convocou a garotada para a disseminação de informações de saúde e preservação da água, uma vez que o período de estiagem se aproxima. “Vamos disseminar essa informação, vamos aprender mais sobre esse recurso tão importante pra todos nós. Que consigamos implementar hábitos de uso racional da água em nossas casas. Vocês são o futuro da nossa cidade. Daqui alguns anos, vocês que estarão aqui, trabalhando para que outras crianças também sejam porta-vozes do uso racional e da preservação da água.”

O encerramento do Mês da Água contou ainda com a inauguração do Espaço de Exposições da Adasa, onde o público poderá conferir maquetes que exemplificam o ciclo da água, mapas hidrológicos e materiais audiovisuais sobre a atuação da Agência.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Caesb, Pedro Cardoso; a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Denise Fonseca; o secretário substituto da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF), Luciano Mendes; o subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente do DF (SEMA-DF), João Carlos Lóssio; o diretor da Caesb Haroldo Toti e o ouvidor do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Tiago Viveiros.


Os superintendentes da Adasa Gustavo Carneiro, de Recursos Hídricos; Cássio Cossenzo, de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira; Élen Dânia Santos, de Resíduos Sólidos; Hudson de Oliveira, de Drenagem Urbana; Rafael Machado, de Abastecimento de Água e Esgoto; Carlos Pinheiro, de Planejamento e Programas Especiais; Daniel Beltrão, de Articulação Institucional; e João Martins, de Administração e Finanças, também acompanharam a solenidade.














Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos