Goiânia: Maratona da Limpeza beneficia 700 bairros da capital com poda preventiva em 3,2 mil árvores e plantio de novas mudas

Força-tarefa envolve 2 mil colaboradores da Comurg em serviços de limpeza e urbanização, no tempo recorde de 30 dias. Trabalhos incluem arborização e retirada de árvores doentes, conforme laudos da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma)


Foto: Luciano Magalhães.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realizou, na 1ª Maratona da Limpeza, poda preventiva de 3.200 árvores, avaliadas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) como suscetíveis à queda.

Na capital, a poda das árvores é feita nas modalidades preventiva, limpeza, manutenção, conformação e desobstrução de fiação área. Todas têm a função de adaptar a árvore e seu desenvolvimento ao espaço que ocupa, sem agredi-la. A poda preventiva, por exemplo, evita a queda, transtornos e acidentes em logradouros públicos.

Em geral, as podas garantem a integridade estrutural e estética das espécies. Como resultado, há visibilidade de tráfego para motoristas e pedestres, e espaços públicos sempre arborizados e floridos.

A equipe de urbanização também fez a retirada de 621 exemplares que, segundo laudo técnico enviado pela Amma, apresentavam problemas de fitossanidade. O relatório é apresentado após vistoria que avalia as condições físico-biológicas da árvore, eventuais interferências na arquitetura ou nas estruturas das edificações do entorno. A autorização é concedida quando a árvore está doente, em final de ciclo biológico ou risco de queda natural.

Os resíduos da poda e extirpação são divididos e selecionados. Os mais finos são direcionados à área de lenha e galhadas do aterro sanitário de Goiânia, enquanto os troncos e demais galhos são aproveitados na confecção de bancos, mesas, pergolados e outros objetos utilizados no paisagismo das praças e demais espaços públicos.

Arborização
Outra ação desempenhada na Maratona da Limpeza é o plantio de espécies adequadas para o paisagismo urbano. O presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que as equipes da Amma e Comurg desenvolvem trabalho constante de arborização da capital, com objetivo de mantê-la no topo das cidades mais verdes do mundo.

Alisson ressalta ações importantes de plantio, executadas nos últimos meses, a exemplo do ArborizaGyn, que resultou no plantio de mais de 50 mil mudas. “Em 15 meses, a gestão ainda produziu 100 mil mudas de árvores plantadas nas praças, canteiros e parques”, observa.

Em caso de quedas de árvores em logradouro público, o cidadão pode acionar a Central de Atendimento da Comurg pelos telefones (62) 3524-8500 e (62) 3524-8555, ou pelo aplicativo Whatsapp (62) 98596-8555.

A 1ª Maratona da Limpeza leva serviços de limpeza e urbanização a 700 bairros da capital, em tempo recorde de 30 dias.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos