BRB

Dia do Amigo: psicólogo destaca a importância da amizade e explica como manter relações saudáveis

 



 

Data foi criada inspirada pela chegada do homem à lua em 1969; no Brasil, a celebração se popularizou nos anos 90

 

O Dia do Amigo é celebrado nesta quarta-feira, 20 de julho. A data foi criada em Buenos Aires, na Argentina, pelo professor, músico e filósofo Enrique Ernesto Febbraro. A inspiração foi a chegada do homem à lua em 20 de julho de 1969. Febbraro, ao sugerir a celebração, defendeu que a conquista de chegar à lua também deveria ser considerada uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do planeta. Assim, em 1970, o Dia do Amigo foi comemorado pela primeira vez no mundo.  

 

No Brasil, a data ganhou força nos anos 90. Apesar de não ser uma data comercial e não estar relacionada a nenhum feriado.  O psicólogo e professor do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Renan Santos, defende que é importante celebrar e cultivar as amizades. “No processo de desenvolvimento humano, nós precisamos das relações de trocas para nos desenvolvermos em diferentes contextos sociais e a amizade vai influenciar neste processo. Em todas as fases da vida cultivar a amizade vai ser importante para nós, por sermos seres relacionais e afetuosos”, pontua.

 

Cultivar boas amizades, de acordo com o psicóloga, é um processo de construção paulatina na busca de interesses e gostos em comum. “Você precisa ser um bom amigo para atrair um bom amigo, honestidade, solidariedade, lealdade, são pontos importantes nesta construção”, sinaliza.

 

O profissional da saúde alerta que também é preciso tomar cuidado para que a amizade não se torne uma relação tóxica. “Tudo é equilibrio e na relação de amizade não é diferente. Não podemos ter um amigo para suprir todas as nossas necessidades e se tornar uma relação tóxica. A amizade precisa ser saudável e diversificada, não é algo restrito com dependência afetiva”, destaca.

 

Outras celebrações  

Outras três datas celebram a amizade no Brasil. Apesar do dia 20 de julho ser o mais popular nos países da América, algumas pessoas no Brasil também comemoram a data em 18 de abril. Outra data também dedicada à amizade é 30 de julho. Isso porque em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou durante a assembleia geral da organização o Dia Internacional da Amizade. O intuito da ONU é que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos possa inspirar esforços pela paz e construir ligações mais fortes entre comunidades. Mais recentemente, em 2016, o Facebook definiu o dia 4 de fevereiro como o Dia do Amigo. A data foi escolhida por Mark Zuckerberg por ser a data da criação do Facebook.  

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper