Laboratório central da CAESB ganha acreditação do Inmetro

Certificação valoriza os bons serviços prestados pela Caesb em todo o Distrito Federal


O Laboratório Central da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi certificado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGRE) e agora pertence à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE). A certificação ABNT/NBR ISO/IEC 17025 é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação das organizações.
  Com o documento emitido pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, laboratório da companhia tem excelência reconhecida e passa a integrar rede nacional | Foto: Cristiano Carvalho.

“Para obter tal reconhecimento, nos últimos anos, o laboratório se modernizou e investiu em equipamentos e aperfeiçoamento das equipes, além de revisar processos e aplicar novas práticas de gestão e de controle de qualidade”Alessandra Momesso, gerente de Monitoramento da Qualidade da Água da Caesb,

A classificação atende às necessidades de todos os tipos de laboratórios – de propriedade e operados pelo governo, indústria ou qualquer outra organização, universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais, reguladores, órgãos de inspeção, organizações de certificação de produtos e outros órgãos de avaliação da conformidade. Esse modelo de sistema de gestão aperfeiçoa os processos das organizações que executam testes, amostragem ou calibração, buscando resultados confiáveis e um posicionamento com respaldo internacional.

Eficiência
O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, explica que, no contexto do saneamento, os laboratórios são responsáveis pela coleta e processamento de amostras de água bruta e tratada, além dos efluentes brutos e tratados, etapas dos processos de tratamento e pelo monitoramento de corpos hídricos e mananciais.

“A acreditação de processos nos laboratórios da companhia é fator indutor do incremento da eficiência operacional, investimento assertivo e melhoria dos processos”, aponta o gestor. “Tais ações se desdobram em uma empresa que preserva o meio ambiente e os recursos hídricos, prestando serviços de saneamento de alta qualidade à população”.

Os processos acreditados contemplam a amostragem de água nos ensaios de campo (pH, oxigênio dissolvido e cloro residual livre), físico-químicos (turbidez, cloreto, fluoreto, nitrato, nitrito, ortofosfato e sulfato) e biológicos (coliformes totais e Escherichia Coli qualitativa e quantitativa). “Para obter tal reconhecimento, nos últimos anos, o laboratório se modernizou e investiu em equipamentos e aperfeiçoamento das equipes, além de revisar processos e aplicar novas práticas de gestão e de controle de qualidade”, explica a gerente de Monitoramento da Qualidade da Água da Caesb, Alessandra Momesso.

Confira aqui o documento de acreditação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos