Sem desperdício: sobras das celebrações podem ser bem aproveitadas

Nutricionista do Fort Atacadista indica pratos com a reutilização de ingredientes das ceias

 

As celebrações de fim de ano são sempre regadas com diferentes pratos. A tradicional ceia de Natal ou o almoço de domingo ainda rendem receitas durante a semana e a criatividade fica por conta do reaproveitamento de alimentos que ainda são saudáveis para o consumo. Se sobrou comida das festas, o que muitas famílias fazem nessa época, quando a casa está repleta de parentes ou amigos, é fazer render o almoço ou jantar, com receitas repaginadas.

 

A responsável técnica em nutrição, Anne Shirley Santos Silva, que atua na unidade do Fort Atacadista de Sol Nascente, explica que a melhor receita é aproveitar sobras de carnes e frangos. “Dá para fazer sanduíches, farofas e tortas salgadas. E até as sobras de panetone podem ser aproveitadas para incrementar diversas sobremesas como pavê”, aponta.


Sobras de panetone podem virar uma deliciosa torta
 

Para carnes, antes de congelar o ideal é cortar em pedaços ou desfiar. É preciso também armazenar de forma correta, em embalagens apropriadas. O sabor e qualidade são determinantes respeitando o tempo entre servir e guardar. “Sobras quentes devem ser colocadas em seguida na geladeira para evitar proliferação de bactérias. Podem ficar à mesa por duas horas em temperatura ambiente e guardar imediatamente após isso”, esclarece.

 

Ao levar à geladeira, a opção é tapar os potes ou cobrir com papel filme ou plástico. Ao retirar para consumir, podem ser reaquecidos na panela ou micro-ondas. O ideal é que sejam aquecidos apenas por mais uma vez para não ficarem secos e sem sabor. Para inspirar a criatividade no reaproveitamento, duas receitas são coringa nessa época.


Sanduíche de Pernil

Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo

1 cebola média picada

3 tomates, sem pele e sem sementes, picados

1 pimentão médio amarelo, cortado em tiras

800 g de pernil suíno, cozido e desfiado

3 colheres (sopa) de salsa picada

Sal a gosto

Pães tipo francês

 

Modo de preparo

Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola, o tomate, o pimentão e o pernil, e refogue por cinco minutos, mexendo de vez em quando até o tomate começar a desmanchar. Retire do fogo, recheie os pães e sirva.

 

Pavê com sobras de panetone

Ingredientes

1 gema

1 colher (sopa) de margarina sem sal

1 xícara (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de amido de milho

3 xícaras (chá) de leite (600 ml)

6 xícaras (chá) de panetone desfiado

2 xícaras (chá) de sorvete de chocolate

 

Modo de preparo

Para preparar o creme, coloque, em uma panela média, a gema, a margarina, o açúcar e o amido de milho, previamente dissolvido no leite, e cozinhe em fogo alto, por três minutos, mexendo sem parar até encorpar. Retire do fogo e espere esfriar. Em um refratário, intercale camadas do creme,  do panetone, o sorvete, 

o panetone restante e finalize com o restante do creme. Cubra com plástico filme e leve ao congelador por até três horas.

 

Horário especial de funcionamento - Neste fim de ano, o Fort está com horário especial para dar mais comodidade aos consumidores:

Segunda a quarta: 26/12 a 28/12: 7h às 23h

Quinta e sexta: 29/12 e 30/12: 7h à meia-noite

Sábado: 31/12: 6h às 20h

Domingo: 01/01: Lojas fechadas

 

No Distrito Federal, as lojas do Fort Atacadista estão presentes nas cidades de Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga e Recanto das Emas. Em Goiás, o Fort está localizado em Valparaíso. Para quem quer economizar, vale aproveitar o Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, com descontos em centenas de itens e condições especiais de parcelamento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos