BRB

Prêmio RGB celebra entidades que promovem governança e transparência

Cerimônia de premiação celebra governança - Foto Emerson Tormann
Cerimônia de premiação celebra governança - Foto: Foco Nacional / Divulgação

Ministro Augusto Nardes exalta trabalho em rede impulsionada pela transformação voluntária do país


A 4a edição do Prêmio Rede Governança Brasil (RGB), conhecido como o "Oscar" da gestão pública, premiou na última sexta-feira (1) em Brasília diversas entidades que se destacaram na promoção da governança e transparência no setor público e privado. 

Idealizado pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, o prêmio tem como objetivo disseminar boas práticas de governança e compliance. "A premiação existe para celebrar instituições e autoridades que são referência nacional quando o assunto é governança", afirmou Nardes.

Ministro Augusto Nardes exalta trabalho em rede - Foto: Transmissão Youtube / Divulgação
Ministro Augusto Nardes exalta trabalho em rede - Foto: Transmissão Youtube / Divulgação


Nardes aproveitou para enaltecer algumas parcerias importantes da RGB, como a recém-firmada com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). "Temos 10 milhões de profissionais no país e eles podem fazer a diferença no estado brasileiro."

O ministro também falou sobre a expansão da governança para outros países e mencionou sua participação em um evento recente no Peru. "Quando saí de lá, pensei: puxa, não estou lá para acompanhar a rede. Mas cheguei aqui e está tudo organizado, tudo pronto", concluiu.

Prêmio RGB: Voluntários impulsionam transformação do país - Foto: Foco Nacional / Divulgação
Prêmio RGB: Voluntários impulsionam transformação do país - Foto: Foco Nacional / Divulgação


Dentre os agraciados, estiveram o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e a Prefeitura de Salvador, representada pelo prefeito Bruno Reis.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) recebeu uma placa em agradecimento pelo apoio dado às ações promovidas pela RGB ao longo do ano. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi condecorada com o Selo Excelência em Governança.

Além do reconhecimento a instituições, o prêmio RGB homenageou autoridades e voluntários que trabalham para disseminar práticas de integridade e transparência no setor público brasileiro. Os trabalhos são desenvolvidos no âmbito da Rede Governança Brasil, associação criada em 2019 que reúne cerca de 600 membros, entre servidores públicos, profissionais liberais, professores e outros especialistas.


ABNT recebe Selo Excelência em Governança durante Prêmio RGB


O grande destaque da 4a edição do Prêmio Rede Governança Brasil (RGB) foi a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que recebeu o Selo Excelência em Governança das mãos do ministro Augusto Nardes.

A honraria é concedida a instituições que representam o estado da arte em governança e compliance no país. A escolha é uma indicação do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), entidade mantenedora da RGB.

Fundada em 1940, a ABNT é responsável pela normatização técnica no Brasil, fornecendo insumos importantes para o desenvolvimento tecnológico nacional. Trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos, que há mais de 80 anos vem padronizando e regulamentando as normas técnicas brasileiras.

A ABNT foi um dos destaques da 4a edição do Prêmio Rede Governança Brasil (RGB) - Foto: Foco Nacional / Divulgação
A ABNT foi um dos destaques da 4a edição do Prêmio Rede Governança Brasil (RGB) - Foto: Foco Nacional / Divulgação


“A ABNT é instrumento básico no apoio às boas práticas de governança. Ao receber o Selo Excelência, reforça seu compromisso de sempre atuar com transparência, ética e visão de futuro”, afirmou o presidente da instituição, Mário William Esper.

O prêmio ressalta o trabalho da ABNT na criação e disseminação de normas que trazem padronização, qualidade e avanço tecnológico para o parque industrial brasileiro. Essas normas servem de referência para o mercado e são essenciais para estimular práticas de governança nas empresas.


CRT01 se integra para aprimorar Normas Técnicas


Além das autoridades e instituições já citadas, o evento contou com a presença do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Região 1 (CRT01), representado pelo conselheiro do DF Emerson Tormann.

Em conversa com o presidente da ABNT, Mário William Esper, Tormann parabenizou o presidente pela conquista e sugeriu reforçar a parceria no acesso às normas para os profissionais técnicos.

Dessa forma, Mário Esper retribuiu e convidou o Conselheiro Emerson e a Diretoria do sistema CFT / CRTs para ampliar a participação dos Técnicos Industriais na elaboração das Normas Técnicas, trazendo benefícios a todos os profissionais e à sociedade.

"A integração do CRT01 com entidades como a ABNT é uma oportunidade para incorporar conhecimentos valiosos dos Técnicos Industriais no desenvolvimento dos padrões técnicos do país. Isso trará melhorias nos processos produtivos, gerando ganhos de qualidade e produtividade em diversas áreas" pontuou Mario.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos