Abril Marrom – Especialista alerta sobre a prevenção da cegueira

 


O mês de abril é dedicado à prevenção da cegueira. A campanha Abril Marrom visa alertar as pessoas sobre esse problema, que, quando diagnosticado e tratado precocemente, pode ser evitado em até 80% dos casos.

 

Estudo do Grupo de Especialistas em Perda de Visão (VLEG) da USP de Ribeirão Preto prevê que em menos de 30 anos, 61 milhões de pessoas serão cegas, 474 milhões terão deficiência visual moderada e severa, e 360 milhões terão deficiência visual leve.

 

Catarata, glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) estão entre as principais causas de cegueira evitável. O oftalmologista Clausmir Jacomini, da equipe do do Instituto Panamericano da Visão (IPVisão), cita algumas medidas que podem ajudar na prevenção da cegueira.

 

“A realização de exames oftalmológicos periódicos desde a infância, mesmo quando o paciente não tem queixas, é uma das medidas, pois é fundamental para o diagnóstico e tratamento precoces de doenças”, alerta o médico, que tem especialização e doutorado pelo Hospital São Geraldo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado em Oftalmologia pela Universidade de Paris, França.

 

O uso regular de óculos de sol com proteção UV mesmo em dias nublados, evitar olhar diretamente para o sol ou fontes de luz intensa e proteger os olhos quando for lidar com produtos químicos, soldas ou maquinário pesado são outras dicas. O controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, também é essencial para preservar a saúde ocular.

 

A campanha ainda alerta para a necessidade de reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência visual. Uma das formas de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência é o apoio de cães-guia, que, segundo a médica oftalmologista Alessandra Rassi, do IPVisão, proporcionam segurança aos pacientes, possibilitando que circulem por ambientes diversos de maneira mais independente.

 

Você sabia?

 

O mês de abril foi escolhido para a campanha porque no dia 8 é comemorado o Dia Nacional do Braille.

 

A campanha foi criada em 2016 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

 

A cor marrom foi a selecionada por ser a cor mais comum dos olhos dos brasileiros.

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