BRB

Comunicação inesquecível: como deixar sua marca no ambiente corporativo com palestras inteligentes

 


  *Juliana Albanez

Se você vive no mundo empreendedor e corporativo, com certeza já passou pela situação de palestras apáticas e pensou: "Isso poderia ser um e-mail". Ou então, teve a sensação de que aquela apresentação excessivamente técnica e insossa só comunica com seus iguais, com seus semelhantes, ou seja, não expande e não atinge toda audiência da sala ou reunião. Obviamente, as consequências desse tipo de palestra ficam evidentes na falta de empatia, de escuta, de conexão e de mensagem que não é muito clara a todos.

Mas como um speaker pode melhorar apresentações corporativas por meio de técnicas de comunicação? Bem, para começar toda apresentação corporativa ou palestra deve ter:

Abertura de destaque: não comece mais do mesmo. Elabore slides de qualidade, sem muitas imagens e textos pequenos. A ideia é imprimir o DNA do assunto logo na chamada. E sua entrada e performance como speaker deve estar em sintonia, em conexão com o tema.

Quebra gelo: não entre direto ao tema com a audiência fria e ainda com pouca conexão. Procure algo em comum, uma coincidência, um fato interessante com a audiência. Quebre a rigidez dos primeiros minutos com leveza e presença.

Propósito: qual o propósito com sua comunicação? Qual o seu objetivo maior? O que promete entregar? Um bom juramento é simples, cabe em uma manchete de jornal. Steve Jobs era o grande mestre dessa técnica e em cada apresentação ou palestra seu objetivo era muito claro e cabia em um tweet.

História: ilustre seu tema principal com uma boa história, algo capaz de envolver seu time. Deixe sua audiência viajar com você nos desdobramentos daquela história que tem tudo a ver com seu tema principal.

Conteúdo: que problema você resolve? É hora de entregar profundidade. Dados, números e fatos que têm conexão com toda sua apresentação darão base à sua argumentação, aumentando sua autoridade no assunto.

Método: o que sua plateia, time e audiência precisam fazer para visualizar e chegar à conclusão que você verbalizou em seu propósito? Elabore um bom passo a passo para engajar e facilitar o entendimento de sua audiência.

Grande Final: evite frases batidas e que diminuem sua autoridade como: "então, é isso pessoal" ou "meu tempo acabou, desculpe". Esse tipo de encerramento só enfraquece a sua fala. Encerre com uma mensagem final, com música e com presença de palco! Abrace toda sua audiência com o olhar, retome a sua mensagem principal e esteja engajado para engajar a sua audiência por meio de técnicas da oratória.

Com um passo a passo em sua comunicação em apresentações, um speaker tem a capacidade de ampliar com mais clareza seus objetivos, metas e engajar sua audiência, aplicando uma das habilidades mais solicitadas no mundo corporativo hoje.

 

*Juliana Albanez  (@jualbanez) Jornalista, escritora,  palestrante do Realize Business, consultora de empresas na Europa e especialista na formação de speakers.

 

Sobre o Realize Business: O método criado na Alemanha, tem o desafio de solucionar uma dor do empreendedor brasileiro no exterior: saber vender o seu produto ou serviço. O treinamento de vendas, desenvolvido pelas consultoras financeiras Marcia Belmiro, de processos Luciana Girard e de comunicação e vendas Juliana Albanez, circula a Europa e vem contribuindo para escalar os negócios na Alemanha, Suíça, Inglaterra e Portugal. A metodologia prática proporciona uma aplicação imediata e ganhos em escala, com segurança e controle.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos