Especialista dá dicas de como saborear um churrasco perfeito

Rede Comper comercializa carnes de Angus Black e Red. São os cortes Nobratta, marca exclusiva

O churrasco não é apenas uma forma de cozinhar carne. Para muitos, ele é uma celebração da convivência e da boa comida. Reunir amigos e familiares em torno da churrasqueira é uma tradição que atravessa gerações no Brasil. O aroma da carne grelhando sobre brasas ardentes garante uma experiência gastronômica inigualável.


Segundo uma projeção da Consultoria Cogo Inteligência Agro, o consumo per capita de carnes no Brasil atingirá recorde em 2024, totalizando quase 103 kg por habitante. A produção brasileira de carnes também está projetada para alcançar 30,8 milhões de toneladas na safra 2023/2024, representando um aumento de 2,7% em relação à produção anterior.

A paixão é tanta que o churrasco ganhou uma data para celebrá-lo. O dia 24 de abril surgiu no Rio Grande do Sul em homenagem à data de fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas, em 1948, e se tornou o Dia do Churrasco em todos os estados brasileiros.

O país oferece uma ampla variedade de cortes de carne para satisfazer todos os paladares. Os apreciadores desfrutam da riqueza de opções que vão desde cortes mais suculentos, como a alcatra, aos mais gordurosos, como a tradicional picanha, até as mais magras e saudáveis, como o filé mignon.

Quem deseja saborear um suculento churrasco em casa, é importante cuidar de cada detalhe do preparo dessa iguaria, para deixar a refeição da família ainda mais agradável. O cliente da rede Comper no Distrito Federal, especialista em churrasco, Arley Dias, dá as dicas. A sugestão para os mais exigentes apreciadores de carne é escolher um dos cortes Nobratta, marca exclusiva do Comper, com certificação de qualidade. “O grande diferencial da Nobratta é a raça do animal. Por ser gado Angus legítimo (Angus Black e Angus Red) essa carne tem um excelente marmoreio, que proporciona mais sabor e maciez, além de uma excelente cobertura de gordura”, informou.


A Nobratta dispõe de 27 cortes certificados, o que fortalece a cadeia produtiva e garante um produto diferenciado, valorizado no mercado, para atender os consumidores mais exigentes. Os cortes Nobratta podem ser encontrados nas lojas do Comper na Asa Sul, Águas Claras e Sobradinho. Acompanhe outras dicas do especialista para um churrasco inesquecível.

Sugestões de cortes - Para desfrutar o melhor da carne Nobratta a primeira etapa é a escolha o corte. “Conforme o prato a ser preparado a rede oferece cortes que casam perfeitamente com a experiência que o consumidor deseja ter”, completa Dias. No caso do churrasco, peças como fraldinha, alcatra e a tradicional picanha são bem-vindas.

Tenha paciência – Seja na brasa, na grelha ou na churrasqueira elétrica é preciso ter paciência para começar a assar a carne. Primeiro acenda o fogo, espere ele baixar, ou a grelha ficar bem quente para só então iniciar. Dessa forma, é mais fácil acertar o ponto da carne da preferência do consumidor.

Preserve os sucos - Depois de tirar a carne da brasa ou da grelha, deixe ela descansar por alguns minutos antes de cortá-la. Este é um truque para selar os sucos e evitar que a carne perca líquidos e resseque. Assim, na hora de servir, ela estará bem tenra e saborosa.

Espátula ou pegador -
Outra dica interessante para preservar o suco é não fazer furos na carne. Então, quando for virar a peça, não use garfos. O ideal é usar uma espátula ou pegador.

Marinada - A marinada é essencial para o churrasco. Você pode deixar a carne de molho no tempero por algumas horas, por exemplo. Uma boa dica é usar a marinada para pincelar a carne de vez em quando na própria churrasqueira. Se você fizer isso, verá que o truque trará um sabor especial.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos